Três perguntas para: Mark Campbell
5 de agosto de 2024Recentemente promovido a VP de Produtos e Serviços Técnicos da Atlantica Hospitality International, Mark Campbell divide seu tempo entre trabalho, família e espiritualidade. Casado há 20 anos e pai das gêmeas Lara e Liz, de oito anos, o executivo afirma que as herdeiras são seu grande projeto de vida.
Ao lado da família, Campbell gosta de viajar para observar as riquezas e maravilhas do mundo, além, é claro, de não perder a oportunidade de conhecer novos hotéis. O profissional ainda pratica esportes e é um apreciador da boa gastronomia.
“Minhas filhas são a quinta geração de Testemunhas de Jeová em minha família, que começou na Inglaterra e nos Estados Unidos nos anos 1920. Somos cristãos de base. Amamos servir aos outros voluntariamente, com cursos bíblicos gratuitos, e por meio do site mais traduzido do mundo (mais de 1 mil idiomas), o JW.ORG”, conta Campbell.
O executivo ainda participa de uma grande fraternidade internacional, presente em 239 países e terras isoladas pelo mundo. “Sendo assim, um dos meus livros de cabeceira é a própria Bíblia, que a mim oferece princípios para uma vida feliz e equilibrada”, finaliza.
Três perguntas para: Mark Campbell
Hotelier News: Recentemente, você subiu mais um degrau na Atlantica, assumindo o cargo de VP de Produtos e Serviços Técnicos. Quais as expectativas para a nova função? E quais estratégias
serão desenvolvidas inicialmente?
Mark Campbell: Listo as sete frentes de expectativas principais para a minha nova função, que serão desenvolvidas em conjunto com o time de Operações. Em primeiro lugar, seguir crescendo os índices de NPS da
rede e ter 100% dos hotéis operando em zona uma de qualidade e/ou excelência. A segunda é entregar os empreendimentos em pipeline de abertura dentro do prazo e com os padrões de qualidade alinhados à proposta de valor de cada bandeira, bem como mantê-los retrofitados dentro dos prazos recomendados, impactando NPS e diária média. Terceiro ponto é reduzir significativamente o consumo de utilities nos próximos cinco anos, eliminando plásticos de uso único em todos os nossos hotéis, além de conter a disposição de resíduos em aterros, a fim de diminuir nossa pegada de carbono. As demais prioridades são manter os ativos com padrões de manutenção de referência; dobrar a participação de receitas adicionais por quarto ocupado – principalmente em A&B –; e potencializar a escala dos nossos 180 empreendimentos no Brasil com um bom marketplace B2B, para ofertar aos investidores os melhores preços e aumentar a margem GOP dos hotéis. E, por fim, incubar novos caminhos estratégicos como short-term rental e operações de multipropriedade, já em andamento.
HN: Você está há seis anos atuando na Atlantica. Como você sintetiza esses anos na empresa? Quais os maiores êxitos conquistados e desafios enfrentados?
MC: A Atlantica é uma empresa maravilhosa para se trabalhar. Sou muito realizado por fazer parte desse time! Vim a convite do Guilherme Martini e do Eduardo Giestas em abril de 2018, após concluir a venda de Sauípe como CEO e cooperar com o início da Aviva. Comecei minha carreira com a perspectiva de asset pelo fundo de pensão do BB como investidor, depois atuei como COO por quase 10 anos, e agora trabalho corporativamente na administradora.
Essa variação de posições me ajudou a entender diferentes perspectivas ao longo do tempo. Os anos na Atlantica foram transformadores, graças à interação com executivos brilhantes, como Ricardo Bluvol, Flávia Buiati, Juliana Pinheiro, Fernando Morais e Gabriela Menacho. Temos uma visão clara de onde queremos chegar e transformamos os indicadores da empresa em todos os campos. O aprendizado com parceiros internacionais, como Hilton, Radisson, Choice e Wyndham é um grande privilégio, um MBA impagável. Agradeço também à minha talentosa equipe: Cássio Oliveira, Alan Barroso, Marilia Ferraz, Joaquim Rodrigues e Leandro Abrahão.
Entre os maiores êxitos, destaco a abertura e conversão de mais de 100 hotéis; o lançamento de nosso marketplace B2B, o Provera; a estruturação e lançamento da nossa plataforma de short-term rental (Roomo); o rebranding da marca Transamerica; a estruturação de produtos de A&B; e a publicação do primeiro relatório de sustentabilidade da Atlantica.
HN: Como você avalia a performance dos empreendimentos da Atlantica ao longo desse ano?
MC: Nós continuamos superando nossa performance, ano após ano, na casa de dois dígitos em quase todas nossas unidades de negócio, mesmo diante de um cenário mais desafiador do que 2022 e 2023. Creio que, por esse motivo, temos alcançado altíssimas taxas de renovação de contrato, e continuamos aumentando nosso pipeline em níveis recordes.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Atlantica Hospitality International