Flávia Camargo iniciou na hotelaria há 20 anos, como estagiária de recepção de hotel. A experiência logo tornou-se uma paixão e ela permaneceu na carreira ao longo dos anos, tendo oportunidades de atuar em diversas áreas operacionais. Trabalhando há pouco mais de seis anos na Intercity Hotels, a executiva já atuou como gerente geral em três unidades na cidade de São Paulo: Intercity Interative, Intercity Paulista e Intercity Ibirapuera, onde permaneceu nos últimos anos. Em junho, foi promovida à diretora de Operações da ICH Administração de Hotéis.

Nas horas vagas, Flávia se dedica aos dois filhos. “Meus meninos são minhas paixões e inspirações diárias”, diz. Amante de práticas esportivas, Flávia costuma jogar beach tennis, fazer aula de dança, correr e pedalar. “Considero o esporte como um grande aliado à minha vida, por isso, sempre que posso me organizo para estar com a endorfina ativada”, reforça.

No Três perguntas para de hoje (14), ela conversa com o Hotelier News sobre investimentos em tecnologia, entre outros temas importantes.

Três perguntas para: Flávia Camargo

Hotelier News: Como você planeja abordar os desafios relacionados à integração de novas tecnologias e práticas sustentáveis na gestão das unidades hoteleiras da ICH? Considerando sua experiência anterior no Intercity Ibirapuera, quais são as prioridades para garantir uma transição eficaz para essas novas abordagens?

Flávia Camargo: Atuar com tecnologia é uma das premissas do meu planejamento para a área de Operações, pois enxergo extremo potencial em associar a tecnologia com eficiência operacional para as equipes dos hotéis. A integração é um desafio, mas existem caminhos para tal, e o ESG (Environmental, Social and Governance) está muito associado à nossa cultura organizacional. Em breve, teremos algumas novidades sobre o tema. Certamente, minha experiência no Intercity Ibirapuera, com alguns projetos de tecnologia e ESG, serão replicadas para as demais unidades, e as novas abordagens virão como continuidade a esses projetos.

HN: Com a promoção de vários novos gerentes gerais em diferentes unidades, como você pretende assegurar a consistência na qualidade e no atendimento em toda a rede da ICH? Que estratégias você considera essenciais para apoiar esses novos líderes e garantir uma operação harmoniosa entre as diferentes localizações?

FC: Enxergo processos e procedimentos como grandes aliados à qualidade e padronização de atendimento, e na ICH não será diferente. Estamos revisitando os conceitos para deixá-los mais atuais e em sintonia com o direcionamento da companhia. Reforço que esta atualização se faz sempre necessária, então estamos nesse momento. Os novos líderes passam por um intenso programa de capacitação inicial sobre nossa cultura organizacional, por meio de ferramentas online e também com ritos presenciais. Essa troca constante, principalmente no início, torna-se essencial para a engrenagem operacional fluir com harmonia em qualquer localidade do Brasil.

HN: Diante das mudanças no comportamento dos consumidores e das novas expectativas pós-pandemia, como você vê a evolução das operações hoteleiras e quais são as principais iniciativas que a ICH pretende implementar para se adaptar a essas novas demandas? 

FC: Não é novidade que houve uma mudança de comportamento do consumidor mais intensa com a pandemia, e algumas medidas de contingência que implementamos nessa ocasião se mantiveram até os dias de hoje como diferenciais. Como eu disse anteriormente, nós da ICH estamos focados em projetos com tecnologia, com alguns pilotos e testes já em andamento para ajustes. Temos um olhar muito próximo às pessoas, que são os grandes protagonistas das atuações nas pontas e, manter esses dois pilares alinhados é o que temos priorizado para sermos efetivos em retenção de clientes e também em profissionais qualificados e aderentes à nossa cultura.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Intercity Hotels