Nos últimos anos, a hotelaria vem se mobilizando dentro da agenda ESG (Environmental, Social and Governance), desenvolvendo uma série de ações nessas frentes. Apesar dos avanços, muita coisa ainda precisa ser feita, principalmente quando pensamos no mercado brasileiro. Por isso, o Jurema Águas Quentes, complexo localizado em Iretama (PR), anunciou que está ampliando seu projeto de energia solar com investimento de R$ 2,5 milhões.

Serão instaladas 1 mil placas solares em um dos resorts do complexo, o Jardins de Jurema Convention & Termas Resort. No total, os painéis solares produzirão 852 MWh (megawatt hora) de potência ao ano, que correspondem a uma economia de aproximadamente 30% no consumo de energia elétrica do Jurema Águas Quentes.

Visando corroborar com as discussões e soluções de ESG no mercado hoteleiro, o Hotelier News promove, em outubro, o Hotel Trends ESG (inscrições aqui). O encontro será realizado no dia 8 de outubro no Pullman Ibirapuera, em São Paulo.

Investimento em sustentabilidade

A primeira fase do projeto do Jurema Águas Quentes, com 222 placas solares, foi finalizada em julho e já está produzindo energia. O restante, 838 painéis, será instalado até dezembro deste ano. “Além de produzir energia renovável e limpa para nossas operações, a tecnologia foi pensada em modelo de estacionamento coberto, gerando sombra para os carros dos hóspedes do complexo”, conta Ivan Andrade, diretor Administrativo Financeiro do complexo.

Em 2022, o empreendimento começou a apostar em energia renovável, instalando 376 placas no Ginásio de Esportes do Lagos de Jurema Termas Resort e também no escritório da empresa, em Campo Mourão (PR). Esses painéis produzem em média 2,2 mil KWh de potência ao ano.

“Estamos em uma região privilegiada, com incidência solar alta e durante a maior parte do ano, além de possuir uma área de 3,4 milhões de metros em meio à natureza, o que nos permite uma ampla gama de espaço para projetos como esse”, finaliza Andrade.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Jurema Águas Quentes