Mercado Livre de Energia - Promo

No setor hoteleiro, otimizar custos é sempre uma das prioridades, sobretudo quando o assunto envolve a conta de luz, considerada a segunda maior despesa para hotéis, motéis e pousadas. Neste contexto, o Mercado Livre de Energia aparece como uma solução viável e que vem ganhando notoriedade pelas vantagens que oferece.

Em entrevista ao Hotelier News, Monique dos Santos, head de Gestão de Clientes da Clarke Energia, explica que, neste modelo de contratação, o cliente negocia o abastecimento de energia diretamente com fornecedor. “No Mercado Livre de Energia, a ideia é fazer um acordo bilateral, no qual o cliente negocia todas as condições com o fornecedor. É bem mais vantajoso do que mercado cativo, onde o empresário está preso aos preços das distribuidoras e às bandeiras tarifárias”, avalia.

Além da economia, uma outra vantagem do Mercado Livre de Energia é a possibilidade de contratar energia limpa “O Mercado Livre de Energia contribui com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) não só dos hotéis, mas de empreendimentos de diversos setores. O setor hoteleiro, em si, tem buscado a sustentabilidade nas operações, e o mercado possibilita isso de forma simples, garantindo que a energia que está sendo consumida é sustentável, sem precisar investir em estrutura, o que torna tudo mais barato”, complementa.

A especialista destaca que, neste mercado, é emitido o certificado IRec, comprovação de que a energia utilizada é renovável e traz reconhecimento para a empresa.

Atuação na hotelaria

Para entrar no Mercado Livre de Energia, atualmente, é exigido que as empresas atuem em média ou alta tensão. “Hoje, atendemos cerca de 20 hotéis, além de condomínios residenciais. Entendemos que, principalmente para os empreendimentos hoteleiros, este recurso é um facilitador para otimizar custos e reduzir impactos ambientais”, diz Monique.

Segundo a especialista, a Clarke Energia tem feito parcerias com sindicatos e entidades para ampliar a base de hotéis, como a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia). Assim, a expectativa, aponta a executiva, é de que mais companhias continuem aderindo.

“O requisito para entrada neste mercado foi reduzido, então a tendência é de que empresas menores entrem. Entre os principais benefícios desta solução, podemos elencar a energia mais barata, previsibilidade de custos, sustentabilidade, ausência de bandeiras tarifárias e liberdade de escolha”, pontua.

Monique reforça que a Clarke atua na parte burocrática e operacional, com um olhar constante para fornecer consultorias para os clientes sobre redução nos custos com energia e simplificar a experiência do consumidor no Mercado Livre de Energia.

Acesse o site da Clarke e saiba como o seu hotel também pode economizar.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Clarke Energia