Na hotelaria, grandes shows são sempre uma boa oportunidade para aumentar a receita com o forte crescimento da demanda. Alguns artistas conseguem gerar um verdadeiro frenesi no setor por onde passam, e o Coldplay é um exemplo disso. Nesta semana, Mumbai, na Índia, sentiu o impacto desse fenômeno musical quando os ingressos para os shows de janeiro de 2025 foram colocados à venda. Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, também vive um cenário semelhante, com apresentações marcadas para o primeiro mês do próximo ano, segundo o Skift. Em março do ano passado, a hotelaria brasileira registrou crescimento expressivo com a apresentação do quarteto britânico.

Ainda falando do Oriente Médio, os Emirados Árabes continuam atraindo bandas como o Coldplay para lotar suas arenas e, consequentemente, aumentar a ocupação dos hotéis. Há dois anos, Post Malone se apresentou em Abu Dhabi, e Kasabian fará um show no próximo mês, reforçando a estratégia do destino, que já recebeu artistas como Beyoncé.

Em maio, o CEO da Autoridade de Turismo Saudita destacou que o país deseja que a megaestrela Taylor Swift se apresente, mas ressaltou que isso exigiria a colaboração de toda a região. Vale lembrar que a cantora norte-americana também impulsionou significativamente os números da hotelaria brasileira em 2023, apontando para uma tendência crescente: o foco em grandes eventos.

Cenário brasileiro

Em março do ano passado, o Coldplay realizou uma verdadeira maratona, com 11 apresentações no Brasil, sendo seis em São Paulo, duas em Curitiba e três no Rio de Janeiro, contribuindo para o aumento da demanda nos hotéis dessas cidades. Em São Paulo, por exemplo, dados divulgados pelo Observatório de Turismo e Eventos da Prefeitura mostraram que os empreendimentos da capital atingiram 77% de ocupação no período. Esse número foi atribuído, além dos shows da banda, ao Lollapalooza e à primeira corrida de Fórmula E.

A boa performance já era prevista pelo setor, conforme levantamento da Lighthouse em fevereiro de 2023, que indicava picos de demanda durante quase 20 dias consecutivos, permitindo aos hoteleiros ajustar as tarifas e melhorar os indicadores dos empreendimentos.

Meses depois, foi a vez da The Eras Tour, de Taylor Swift, passar pelo Brasil, com três shows em novembro em São Paulo e três no Rio de Janeiro, marcando sua estreia no país. Os fãs da cantora, conhecidos como “swifties“, esgotaram os ingressos em poucas horas.

Um estudo detalhado sobre a demanda em São Paulo, realizado pela Lighthouse, revelou que a procura por hospedagens nas datas dos shows superou até o festival The Town, também realizado na cidade no ano passado.

Esse panorama, que se repete ao redor do mundo, começa a delinear como será 2025. No próximo ano, grandes eventos serão importantes geradores de demanda, capazes de elevar a diária média nos meses em que ocorrem. Isso é particularmente relevante em um ano em que as tarifas serão o maior desafio da hotelaria. Assim, cabe aos hoteleiros a tarefa crucial de mapear esses grandes shows para “impulsionar” a diária média mensal e até mesmo trimestral.

(*) Crédito da foto: Reprodução/G1