O turismo é, sem sobra de dúvidas, uma das melhores indústrias do planeta: promove a alegria, diversão, união de famílias, valoração da cultura,  miscigenação, o conhecimento, aprimoramento da infraestrutura nos destinos, o aperfeiçoamento humano, profissional, entre outros aspectos.

Para dar um norte para o setor, a McKinsey realizou uma pesquisa com 5 mil pessoas em todo o planeta, ação que resultou nas realizações do turismo mundial em 2024 e suas tendências.

Segunda a pesquisa da McKinsey, o turismo e a hospitalidade estão prestes a passar por uma grande expansão, impulsionados por novos viajantes, destinos emergentes e tendências inovadoras, retornando aos patamares pré-pandemia. Outro recente levantamento, do WTTC (Conselho Mundial do Turismo), revela que o turismo corporativo também caminha para índices obtidos antes da Covid-19
Atualmente, esses setores estão em uma jornada de disrupção. Mudanças nos mercados emissores e de destino, a crescente demanda por viagens de luxo e experiências diferenciadas, além de novas estratégias de negócios, estão transformando significativamente o cenário.

Tendências

Diante dessa mudança, é essencial que as partes interessadas considerem e desenvolvam estratégias em torno de quatro temas principais:
1. A maioria das viagens ocorre perto de casa:
Apesar de as viagens internacionais chamarem mais atenção, as oportunidades de turismo doméstico não devem ser negligenciadas. Viagens internas continuam representando a maior parte dos gastos com turismo, enquanto o turismo intrarregional está em ascensão.
2. Os consumidores priorizam viagens — em seus próprios termos:
O interesse em viagens está crescendo, mas os viajantes não aceitam mais experiências genéricas. Embora a personalização completa nem sempre seja viável, as empresas do setor podem usar segmentação e testes baseados em hipóteses para melhorar suas propostas de valor. Aqueles que não conseguem identificar seus públicos-alvo e adaptar suas ofertas correm o risco de perder competitividade.
3. O rosto das viagens de luxo está mudando:
A demanda por turismo de luxo e hospitalidade deve crescer mais rapidamente que qualquer outro segmento de viagens, especialmente na Ásia. É crucial entender que os viajantes de luxo não formam um grupo homogêneo. A segmentação por idade, nacionalidade e patrimônio pode revelar preferências e comportamentos distintos e em constante evolução.
4. Destinos devem se preparar para mitigar a superlotação:
Com o crescimento do turismo, os destinos precisam se planejar para lidar com o aumento do fluxo de turistas. Agora é o momento de desenvolver e investir em estratégias de mitigação. Com avaliações precisas das capacidades de carga e melhores habilidades na coleta e análise de dados, os destinos podem aprimorar suas infraestruturas, fortalecer suas forças de trabalho e preservar suas heranças naturais e culturais.

 Rostos, lugares e tendências que estão moldando o turismo em 2024

As viagens globais estão de volta e a todo vapor. Embora o turismo mundial tenha caído 75% em 2020, ele está a caminho de uma recuperação total até o final de 2024. A expansão das viagens regionais, a chegada de novos viajantes e o surgimento de novos destinos estão estabilizando os gastos com turismo.
Não há dúvida de que as pessoas ainda amam viajar e continuarão buscando novas experiências em diferentes lugares. Mas de onde virão esses novos viajantes e para onde irão?

Reavaliando o perfil do viajante de luxo

A demanda por turismo de luxo e hospitalidade continua crescendo mais rápido que qualquer outro segmento. Isso se deve, em parte, ao aumento de aspirantes a viajantes de luxo com patrimônio líquido entre US$ 100 mil e US$ 1 milhão, muitos dos quais são jovens e cada vez mais dispostos a gastar grandes quantias em opções de viagens luxuosas. A crescente riqueza na Ásia também impulsiona esse segmento.

Preparação dos destinos para o futuro do turismo

Com o crescimento contínuo do turismo global, será essencial que os destinos estejam prontos para lidar com grandes volumes de visitantes, minimizando impactos negativos. Um aumento descontrolado no fluxo de turistas pode sobrecarregar a infraestrutura, prejudicar atrações naturais e culturais, além de causar insatisfação entre os moradores e visitantes.
Este é o momento para os destinos repensarem suas estratégias e implementarem soluções para enfrentar esses desafios. O diagnóstico oferece diretrizes sobre como identificar sinais de alerta para a superlotação turística, além de sugerir mecanismos de financiamento e estratégias para maximizar os benefícios do turismo, mitigando seus impactos negativos.

Novos modelos de negócios no turismo e hospitalidade

À medida que os mercados de origem e os destinos evoluem, empresas de turismo e hospitalidade também estão se transformando. Setores como acomodações, compartilhamento de casas, cruzeiros e parques temáticos têm novas oportunidades à medida que adotam abordagens inovadoras.
Desagregar ofertas, vender experiências cruzadas e adotar estratégias baseadas em dados são algumas das ações que podem ajudar as empresas a sustentar seu crescimento. A análise de tendências revela importantes insights sobre o futuro do setor.
(*) Crédito da foto: Pixabay/Piviso