Oferta de assentos tem alta de 12% na alta temporada de verão, diz Abear
12 de novembro de 2024Algumas das principais companhias aéreas que operam no Brasil disponibilizarão 29,8 milhões de assentos para voos domésticos e internacionais na alta temporada de verão, que começa em 15 de dezembro e vai até 28 de fevereiro. O número representa um aumento de 12% em relação à temporada anterior, conforme dados da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). Ao todo, estão previstas 184 mil operações.
Com esse cenário, o aumento da oferta é positivo para destinos de lazer, que dependem mais do transporte aéreo e agora contam com mais opções de voos. No entanto, embora a disponibilidade de assentos cresça, o que poderia ajudar a reduzir o custo das passagens, isso não ocorre porque a demanda tende a subir na mesma proporção, impulsionada pelas férias escolares e o Carnaval, o que mantém o valor dos bilhetes elevado.
Os dados sobre a oferta de voos foram divulgados no início da semana, em um evento que marcou a renovação do programa Conheça o Brasil: voando, uma iniciativa do MTur (Ministério do Turismo), em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Abear e as companhias aéreas, com o objetivo de impulsionar o setor por meio de ações como stopover, promoção de novos destinos e plotagem de aeronaves.
Retomada
De acordo com Jurema Monteiro, presidente da Abear, o aumento na oferta de assentos reflete a sólida retomada do setor. “As empresas estão demonstrando confiança e investindo mais na ampliação da malha aérea, especialmente no internacional. Voltamos a transportar mais de 100 milhões de passageiros no ano passado, o que já indicava o potencial de crescimento. Nossas associadas expandiram a quantidade de voos em todas as regiões do Brasil, o que comprova que estamos no caminho certo para tornar o modal aéreo cada vez mais acessível”, afirma.
Renato Rebelo, gerente de Relações Institucionais da entidade, destaca que a ampliação da capacidade está alinhada com o propósito de facilitar o acesso dos brasileiros aos destinos turísticos e promover o país como uma opção atrativa tanto para brasileiros quanto para visitantes internacionais.
(*) Crédito da foto: Pixabay