Fairmont Rio intensifica foco em ESG e conquista selo Green Key
13 de novembro de 2024Na 19ª edição da Cúpula do G20, a sustentabilidade ganha destaque como tema central, reforçando a importância de práticas voltadas para um futuro mais inclusivo e responsável. Empresas comprometidas com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) desempenham papel essencial nesse cenário, mostrando que os negócios podem, sim, seguir princípios sustentáveis. Um exemplo é o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, que desde sua abertura, em 2019, adota medidas para minimizar os impactos ambientais e, por isso, recebeu recentemente a certificação Green Key, um dos mais importantes selos de responsabilidade ambiental e social na indústria global de turismo.
A certificação atesta o cumprimento dos rigorosos critérios socioambientais estabelecidos pela FEE (Foundation for Environmental Education), reconhecendo o Fairmont Rio por suas práticas sustentáveis. Único hotel na capital fluminense a receber essa certificação, o empreendimento passou por uma auditoria que avaliou aspectos como consumo responsável de recursos, compromisso com a economia circular, apoio à comunidade, igualdade de tratamento e direitos humanos. Com essa certificação, a propriedade se junta a um seleto grupo de 10 estabelecimentos no Brasil que assumem a responsabilidade de promover um ambiente mais sustentável.
“Essa conquista nos enche de orgulho, pois reflete o compromisso do Fairmont Rio com a sustentabilidade desde o primeiro dia. Nossas iniciativas reafirmam a importância desse pilar para a marca, nos inspirando a promover um turismo mais responsável e consciente”, afirma Netto Moreira, gerente geral empreendimento.
“A certificação Green Key é um reconhecimento de uma gestão que vai além da hospitalidade, integrando práticas ambientais e sociais. O compromisso do hotel com a comunidade e com o meio ambiente mostra que é possível alcançar a excelência com responsabilidade. Estamos orgulhosos de reconhecer esse esforço, que não só reduz o impacto ambiental, mas também inspira outras empresas a seguirem o mesmo caminho, promovendo um futuro mais sustentável no setor hoteleiro”, declara Leana Bernardi, coordenadora Nacional do Programa Green Key.
Iniciativas
Desde a construção, o Fairmont Rio adota práticas sustentáveis. Todos os recursos naturais foram obtidos de forma legal, e mais de 90% dos resíduos gerados foram destinados à reciclagem ou ao reaproveitamento, garantindo o certificado ACQUA-HQE, baseado no padrão francês Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale).
Essa preocupação se reflete também nas operações diárias, com ações de redução de desperdício, uso de materiais recicláveis, economia de água e energia, e iniciativas de limpeza de praias. O projeto paisagístico foi concebido para minimizar o uso de água, priorizando espécies que demandam menos irrigação e respeitam a flora nativa.
O empreendimento integra, ainda, um programa de reaproveitamento de alimentos em parceria com a startup Comida Invisível, certificada pela FAO/ONU com o selo Save Food. As ações incentivam o consumo consciente e a gestão adequada das sobras. O hotel participa também de uma iniciativa global da Accor, o Food Waste, que visa reduzir o desperdício de alimentos em até 60% até 2030, superando em 10% as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além disso, o Fairmont Rio apoia a comunidade local ao valorizar pequenos produtores, impulsionando a economia regional e promovendo uma rede sustentável de abastecimento.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Fairmont Rio de Janeiro Copacabana