A&B - retomada - dicas - internaHotelaria precisará desenvolver novos formatos para o setor

Diante do cenário de pandemia, surge um consumidor mais desconfiado e exigente. O setor de A&B (Alimentos&Bebidas) é parte da categoria que ainda precisa reforçar a segurança de seus processos. Como deixar a operação redonda na reabertura e garantir o bem-estar de todos? 

Recentemente, o Hotelier News mostrou como os hotéis estão preparando os times para o retorno das atividades. Parte desse processo inclui ainda o redesenho do setor alimentício. Rodrigo Mezadri, chef executivo do Hilton São Paulo Morumbi,  acompanha as medidas da unidade para garantir a retomada forma mais segura. "As nossa áreas de trabalho e de convivência estão adaptadas para que cada um de nós se sinta seguro em estar no hotel trabalhando e no atendimento a cada hóspede e cliente". 

Assim como no Hilton, quais medidas podem ser introduzidas? Segundo o chef, adaptação é a palavra-chave. "E também a flexibilidade. É possível continuar mesmo nesta adversidade. Renovar estilos de serviços como mais estações a la minute e buffets em pequenas porções. Para nós do Hilton São Paulo Morumbi, manter a experiência gastronômica é fundamental, e entendemos que é preciso formatos diferentes e muita criatividade".

Outra novidade popular entre os restaurantes de hotéis é adicionar o serviço de delivery e take away. Por meio de aplicativos, é possível estabelecer uma conexão mais próxima do consumidor. "Queremos que as pessoas sintam o calor da hospitalidade em suas casas, através de receitas que fazem sucesso na cozinha do hotel e que agrada o paladar dos nossos clientes. Com os aplicativos de delivery conseguimos ficar mais próximos dos clientes neste momento em que o distanciamento social se faz tão presente", comenta Mezadri.

A&B: dicas de operações

A partir dos apontamentos do chef, o Hotelier News organizou quatro dicas para o setor de A&B, incluindo passos importantes para o momento de reabertura das operações. Confira: 

(1) Crie treinamentos específicos: para o momento de retorno, é necessário ter uma equipe preparada. Treinamentos são importantes, pois abrangem os cuidados para terem consigo mesmos e nas tratativas com hóspedes e clientes. "Além de receberem equipamentos que devem ser utilizados desde o trajeto de casa até o hotel e também durante o seu turno de trabalho", aponta o chef.

(2) Faça adaptações das áreas: assim como as equipes passam por adaptações, os ambientes de trabalho também precisam ser adequados ao novo contexto. É importante passar segurança não somente aos hóspedes, mas também aos colaboradores que atuam no local. 

No Hilton, por exemplo, os restaurantes passaram por uma reestruturação. Mesas e cadeiras serão espaçadas para garantir o distanciamento físico adequado. Pratos e utensílios descartáveis e biodegradáveis também estarão disponíveis mediante solicitação.

(3) Desenvolva manuais de boas práticas: desenvolver uma cartilha é importante, pois o material serve de apoio ao treinamento da equipe. Além de ficar disponível para consulta, o conteúdo ainda ajuda na garantia de organização e proteção ao hóspede.  "Temos inclusive um Roteiro de Experiência do Membro de Equipe para auxiliar no retorno seguro e nos manter motivados durante todo o período", conta Mezadri.

(4) Continue próximo do consumidor: em meio às inseguranças, é importante continuar próximo ao consumidor e encontrar alternativas adaptadas ao momento. As redes sociais são uma boa forma de estabelecer a comunicação com o cliente. "Como por exemplo, o nosso Hilton TO GO, que sempre esteve presente, mas agora é um destaque que nos permite estender nossa gastronomia nas casas das pessoas. Recentemente, fizemos um evento gastronômico online, transmitido do hotel aos participantes uma aula comigo. Mandamos para casa de cada participante nosso TO GO com todos os ingredientes e fizemos uma interação, cozinhando juntos um delicioso prato", exemplifica.

(*) Crédito da capa: Free-Photos/Pixabay

(**) Crédito da foto: Shutterstock​