A importância da capacitação para a boa gestão orçamentária nos hotéis
14 de agosto de 2024No dia a dia dos hotéis, a boa gestão orçamentária é um fator crucial quando se trata de estratégias para elevar os indicadores. Dessa forma, faz-se importante que todos os profissionais envolvidos na operação tenham conhecimento para garantir que o orçamento desenhado contemple todos os departamentos. E como isso pode ser feito? Por meio de cursos e capacitações do quadro de profissionais.
Em 2 de setembro, Hotelier News e Noctua Advisory se juntam em uma mais uma edição do Hotel Trends Orçamentos, evento voltado para auxiliar o hoteleiro na construção orçamentária do ano seguinte. No dia seguinte, os organizadores promoverão um curso voltado para o tema, comandado por Pedro Cypriano, managing partner da Noctua. As inscrições estão abertas no link.
Também da Noctua, Paulo Salvador destaca que o orçamento perfeito é aquele em que se erra menos nas projeções. “Não existe totalidade de acertos em um mercado volátil como esse. Para errar menos, é preciso que os hotéis tenham em mente uma visão mais ampla do negócio, além de um orçamento de receitas, despesas e custos. E é essa visão que estamos levando na capacitação que iremos promover no Hotel Trends Orçamentos”, diz o sócio-diretor da empresa em entrevista ao Hotelier News.
“Não se consegue construir um orçamento isoladamente, concentrando em apenas um departamento. É preciso analisar o macro, o ambiente externo, considerando fatores como performance de concorrentes, vocação do destino para o ano seguinte, acontecimentos que possam tanto prejudicar, quanto beneficiar o hotel, a reputação do empreendimento, pontos de vantagem e desvantagens. Tudo isso é necessário para convidar o hoteleiro a refletir o cenário como um todo”, acrescenta o executivo.
Salvador ressalta que o curso tem o intuito de provocar os hoteleiros a refletir sobre a montagem do orçamento e dos fatores que vão além da DRE (Demonstração de Resultados). “O Financeiro tem que entender mais de mercado, se aprofundar mais nele. As Vendas e o Marketing precisam munir o Financeiro de informações suficientes para que tudo seja bem feito. Então esse diálogo entre os departamentos é fundamental para analisar o que o mercado pede. Capacitação é um elemento fundamental para garantir um mercado mais maduro”, complementa.
Gestão orçamentária eficiente
Em bate-papo com a reportagem do Hotelier News, o professor Paul William, da USP/ESALQ em Gestão de Negócios, Marketing e Gestão de pessoas, pontua, que a gestão financeira de um empreendimento hoteleiro só atinge a excelência por meio da capacitação de pessoal, garantindo acesso a novas práticas, processos e sistemas adotados.
“Normalmente, os setores do front recebem mais atenção às capacitações, mas as áreas de backoffice precisam estar incluídas em uma agenda positiva de capacitações. Gerir e controlar as entradas e saídas financeiras é o principal atributo do profissional de finanças dentro de um hotel e, para isso, utiliza-se diversos tipos de controles, garantindo a rastreabilidade da movimentação dos recursos financeiros”, complementa o professor, mestre em Turismo e especialista em Administração Hoteleira.
William ressalta que essas práticas são fundamentais para que os profissionais se atualizem e acompanhem as mudanças no mercado. Consequentemente, eles entendem e analisam todas as variáveis do processo de gestão orçamentária.
“Portanto, a capacitação dos profissionais do time financeiro da hotelaria deve ser entendida como de fundamental importância e equiparada aos demais times da operação, afinal, em conjunto, permitem a busca por excelência na prestação de serviço”, analisa.
Capacitação para elevar resultados
Alexandre Miserani, professor de Gestão e Administração de Empresas da Uniarnaldo Centro Educacional, de Belo Horizonte, destaca que a capacitação é fundamental para o crescimento de empresas de qualquer setor, inclusive na hotelaria. “Prioritariamente, na área de finanças, com foco no orçamento, os profissionais passam a ser co-responsáveis tanto pelo crescimento, quanto pela sustentabilidade da empresa”, explica.
“No Brasil, o setor hoteleiro é de grande importância, devido à vocação turística do país. Então, quando focamos e investimos para que os funcionários do setor façam capacitações em orçamento, oferecemos uma visão e um entendimento mais macro do negócio como um todo”, analisa.
Segundo o professor, quando se trabalha com orçamentos, trabalha-se com o entendimento dos custos de cada detalhe do empreendimento. “Nas redes hoteleiras, há todo um aparato de gastos, seja na própria documentação ou no input de dados, que são importantíssimos para garantir a personalização. Tudo isso deve ser levado em consideração. Não é simplesmente arrumar o quarto. Cada hóspede tem sua particularidade, e essa abordagem personalizada deve ser tratada com a importância que merece”, acrescenta.
Segundo ele, essa visão evidencia que não só o macro, mas também o micro, deve ser minuciosamente analisado na gestão orçamentária. “A empresa precisa ter o cuidado em não colocar apenas os gestores como responsáveis pelos orçamentos, mas também todos os profissionais da linha de frente, a limpeza, o gerenciamento de cada setor, A&B, tudo precisa estar integrado. É importante convidar esses profissionais para entender pelo menos o mínimo do que é um orçamento. Um hotel com gestão orçamentária bem conduzida vai ter um reflexo positivo em lucratividade, na experiência do hóspede, e nos benefícios agregados para os colaboradores”, conclui.
Miserani ressalta que é preciso ter esse cuidado em todos os níveis dos hotéis. “Com a alta competitividade que há na hotelaria, é preciso focar na sustentabilidade do negócio e, principalmente, em formas de garanti-la a longo prazo”, finaliza.
O Hotel Trends Orçamentos 2025 é uma realização do Hotelier News, em parceria com a Noctua Advisory. Em sua 3ª edição, o encontro tem como patrocinadores o Grupo R1, Accor, APP Sistemas, Atlantica Hospitality International, B&B Hotels, Bebook, Booking.com, BWH Hotels, Climber RMS, Plusgrade, Atrio Hotel Management, EXAM Assessoria Contábil, Hotéis Deville, Hot Beach Parques & Resorts, Lighhouse, STR, Realgem’s e Wyndham Hotels & Resorts.
(*) Crédito da capa: Freepik
(**) Crédito das fotos: Arquivo Pessoal