Abear - números de novembroAbear: mercado superará os 100 milhões de passageiros transportados em 2019

O volume de passageiros transportados pelas companhias aéreas brasileiras deve fechar em leve expansão este ano. No acumulado até novembro, 94,7 milhões de pessoas voaram por empresas nacionais em voos domésticos e internacionais. O número é da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

A entidade, por sinal, projeta o setor superando novamente o patamar de 100 milhões de passageiros transportados em 2019 – no ano passado foram 102,4 milhões de usuários. O resultado é positivo, sobretudo em função em função da paralisação das atividades da Avianca Brasil. A Abear destaca ainda que a capacidade perdida com os problemas da empresa já foi reposta.

Até novembro, o total de passageiros transportados no mercado doméstico soma 86,4 milhões de pessoas. O montante é 1,56% superior a igual período de 2018. Já no âmbito internacional, o número de usuários que viajaram para o exterior soma 8,3 milhões, queda de 1,4% na mesma base de comparação. 

Abear: indicadores

Em novembro, a demanda por voos domésticos cresceu 1,57% frente igual período de 2018. Na mesma base de comparação, a oferta subiu 2,99%. Segundo a Abear, um dos motivos para a alta no indicador é justamente a corrida das aéreas para ocupar o espaço deixado pela Avianca Brasil. Com isso, a ocupação teve baixa de 1,15 ponto percentual, a 82,53%.

No cenário internacional, o número de vôos do Brasil para o exterior caiu 8,01% em relação a igual mês de 2018. A oferta também sofreu contração, recuando 10,06% na mesma base de comparação. Com a diminuição do segundo indicador, A taxa de ocupação nas operações para o exterior chegou a 83,72%.

(*) Crédito da foto: bilaleldaou/Pixabay