Abear - redução de demandaAbear também identificou recuo de 85% por voos internacionais

Em comunicado divulgado hoje (18), a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) forneceu uma visão mais precisa do impacto do coronavírus na aviação comercial. Segundo a entidade, as empresas associadas já registram, em média, queda de 50% na demanda por voos domésticos frente igual período de 2019. Já a procura por rotas internacionais cedeu 85%.

De acordo com a Abear, o desempenho reflete o fechamento de fronteiras de diversos países e as restrições de viagens aéreas interna e no exterior. Ontem (17), a Gol Linhas Aéreas anunciou queda na oferta para enfrentar a situação, suspendendo voos internacionais de 23 de março a 30 de junho. Nas rotas domésticas, a malha foi reduzida de 50% a 60%.

Abear: mais restrições

Outro gigante do setor, a Latam comunicou redução de 90% dos voos internacionais. Além disso, a malha doméstica foi diminuída em 40%. Quem tomou medida ainda mais radical foi a Voepass Linhas Aéreas. A companhia suspendeu hoje temporariamente as operações regulares em vários aeroportos.

A lista de terminais com operações suspensas pela Voepass inclui Rio de Janeiro (SDU), Araçatuba (SP), Dourados (MS), Marília (SP), Palmas, Teixeira de Freitas (BA), Foz do Iguaçu (PR), Campos dos Goytacazes (RJ), Três Lagoas (MS) e Campo Grande. 

No comunicado enviado à imprensa, a Voepassa confirmou que a suspensão das atividades é até o dia 22 de março. Nova atualização de malha será feira na sexta-feira (20). A empresa estima que dentro dos próximos meses terá um cenário de retorno das atividades regulares da companhia.  

(*) Crédito da foto: Fuzz/Pixabay