Ao longo de 2020, acompanhamos os percalços da hotelaria baiana para superar a crise causada pela pandemia. Foram meses de duros golpes devido à falta de turistas em um dos estados mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. Apesar dos indícios de recuperação em dezembro, os hotéis de Salvador encerraram o ano com queda de 56% no faturamento frente a 2019, o equivalente a R$ 673 milhões, segundo dados da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia), correspondente aos sete meses mais críticos do período.

No início do ano, a previsão de ocupação para 2020 era de 66,4%, entretanto a capital finalizou com 37,4% no indicador, o que representa uma redução de 44% no número de turistas esperados. De acordo com a OMT (Organização Mundial de Turismo), o volume de viajantes na América do Sul caiu 69%.

Outro dado relevante vem da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que revelou que entre janeiro e novembro, o número de passageiros no Aeroporto de Salvador caiu 52,1% se comparado a 2019, passando de 7,3 milhões para 3,1 milhões. A falta de voos decorrente da pandemia foi um dos principais fatores de queda no setor. Entretanto, nos meses de flexibilização, foi verificada maior presença do público local e regional se deslocando por transporte terrestre e dando preferência para hospedagens aos finais de semana.

No ano passado, a ABIH-BA completou 50 anos de atividade, mostrando a importância do associativismo em tempos de crise. “Tivemos um crescimento de 15% no número de associados, chegando a 275 hotéis. Os empreendimentos perceberam a importância de ter uma entidade que fale por eles para discutir com os governos políticas públicas e protocolos. Saímos de 2020 ainda mais fortalecidos”, comenta Luciano Lopes, presidente da entidade em entrevista ao Hotelier News.

ABIH-BA - balanço 2020 - grafico

ABIH-BA: desempenho hoteleiro

Com a chegada do verão, em dezembro a hotelaria de Salvador registrou melhora na diária média (R$ 297,78), sendo esta a primeira alta significativa do ano, de 27% em relação aos meses anteriores, embora inferior à praticada no mesmo período de 2019. O indicador tem sido superior aos finais de semana, confirmando a tendência pela procura local e regional.

O crescimento da taxa de contaminação da Covid-19 fez esfriar a tendência de crescimento na taxa de ocupação, observada desde maio. Com a maioria dos hotéis abertos, a taxa média de ocupação de dezembro (48,59%) foi muito semelhante à de novembro (48,47%), embora inferior à do mesmo período do ano anterior (60,15%). Conforme esperado, os melhores resultados foram observados nos últimos dias do mês, no feriado de Ano Novo.

Sobre outras regiões do estado, Lopes explica que outros destinos como Porto Seguro, Caraíva, Chapada Diamantina, Morro de São Paulo e Trancoso tiveram grande procura para o final de ano. “Os destinos estão aquecidos, principalmente por turistas regionais e da própria Bahia”.

Confirmando a estimativa divulgada anteriormente pela ABIH-BA, a hotelaria de Salvador terminou o ano de 2020 com uma taxa média de ocupação de 37,40%, revelando o efeito dramático que a pandemia teve sobre essa atividade. Com a maioria dos hotéis fechados nos primeiros meses da pandemia, os poucos hotéis que se mantiveram abertos amargaram taxas de ocupação inferiores a 20% até junho, revelando crescimento gradual e progressivo desde então.

O receio provocado pela pandemia determinou a inelasticidade da demanda, ou seja, as oscilações de preços se mostraram incapazes de modificar a procura. Com isso, as diárias médias variaram menos que a taxa de ocupação, observando-se um crescimento significativo apenas no último mês do ano. A diária média anual ficou em R$ 255,58, cerca de 12% inferior à do ano anterior.

ABIH-BA - luciano lopes

Lopes: gestão é bem estruturada e está pronta para enfrentar futuras crises

Ações durante a pandemia

Ao decorrer de 2020, a ABIH-BA promoveu reuniões com as 13 zonas turísticas do estado, além de desenvolver ações e parcerias com entidades dos setores público e privado para auxiliar o segmento. Uma das iniciativas de destaque foi o lançamento inédito do portal reserveseusonho.com.br, no qual ao adquirir um voucher de duas diárias, o hóspede ganhava a terceira, como forma de estimular o desejo de viajar, capitalizando hotéis e pousadas e acelerando o retorno das atividades turísticas.

A associação também selecionou estabelecimentos hoteleiros que foram contemplados com assessoria comercial gratuita com o objetivo de ajudá-los a entender melhor os desafios e oportunidades na área comercial e de distribuição, principalmente no momento de crise.

Além disso, a ABIH-BA ajudou os empreendimentos a incorporarem as medidas e protocolos sanitários, tendo como base dois documentos que resumem as boas práticas recomendadas, tanto em âmbito nacional como internacional, e que contemplam os diversos tipos e tamanhos que compõem a rede de hospedagem baiana.

Outras iniciativas de apoio foram realizadas como a assinatura do convênio com o Banco do Nordeste e Desenbahia, visando ampliar oportunidades de obtenção de crédito para os associados; a criação do Banco de Currículos no portal da entidade para o cadastramento dos profissionais que perderam seus empregos;  lives e capacitações com operadores e agentes de viagem nos principais mercados emissores.

Finalmente, o atendimento por parte da prefeitura de Salvador, ao pleito de desconto de 40% no IPTU em 2021, para os hotéis que aderiram ao programa Proturismo, forneceu maior fôlego financeiro aos setor.

No ano passado, o percentual de demissões no setor variou de acordo com o perfil de cada empreendimento, oscilando em torno de 40%. Com a retomada das atividades, o ritmo de contratações voltou a aumentar. Para auxiliar os profissionais a se recolocarem no mercado, a entidade criou um banco de currículos. Em dezembro, o número de contratações cresceu 15% frente a novembro.

Expectativas 2021

Com a segunda onda e muitas incertezas, Lopes espera uma retomada gradativa e afirma que a entidade planeja focar na divulgação do estado em seus principais polos emissores, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. “Fizemos um trabalho muito voltado para capacitações com agentes nos principais destinos que mais vendem a Bahia, além de profissionalização dentro do próprio estado. Em 2021, vamos ampliar a divulgação com road show em parceria com a prefeitura para colocar o produto na prateleira e continuarmos sendo um dos locais mais procurados do país”.

O presidente ainda garante que a ABIH-BA possui uma governança bem estruturada e que está pronta para enfrentar 2021 e novas crises que possam aparecer no futuro. “Quando a pandemia explodiu, nossa diretoria fez um trabalho ativo forte, sendo uma das primeiras entidades a preparar protocolos para os associados. Procuramos ter uma atuação de vanguarda e dar o suporte necessário”.

(*) Crédito da capa: Fernanda Matos/Unplash

(**) Crédito do infográfico e foto Luciano: Divulgação/ABIH-BA