ABIH NacionalO evento está em sua segunda edição

Com o objetivo de coordenar ações efetivas e conjuntas do setor hoteleiro, a ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) garantiu sua presença no ReformBnb, em Barcelona. Em sua segunda edição, o evento discutirá os rumos do mercado da hospitalidade e está marcado para o dia 28 de abril.

Dentre os debates mais aguardados no evento está o que trata da regularização das casas de aluguel e as regras para plataformas como o Airbnb. "A lei francesa limita o número de noites no Airbnb em 120 por ano. O locatário também é obrigado a declarar quantas noites foram alugadas durante o ano à prefeitura", explica Philippe Villin, hoteleiro, membro fundador do Ahtop (Associação da Hotelaria Francesa) e organizador do encontro.

O executivo fala que a restrição a funcionalidade se difere entre os países europeus. "Em Londres e Amsterdã, a limitação é de 60 dias e há uma exigência para que os locatários obtenham uma licença específica", cita.

ABIH Nacional: cenário mundial

Com o contexto dos países europeus citados, Villin afirma que um consenso do mercado hoteleiro mundial é muito importante. Na mesma linha, Manoel Linhares, presidente da ABIH, acredita que esse modelo pode servir de exemplo para o mercado brasileiro.

"Encontros como esse são fundamentais para conhecer as experiências e soluções de outros países. Isso mostra que o assunto é pauta da hotelaria do mundo", salienta.

A primeira edição do evento aconteceu em novembro de 2018, em Nova York.

(*) Crédito da foto: Marten Bjork/Unsplash