abih nacional - ocupação revéillon_Manoel LinharesPara Linhares, bons indicadores têm relação com retomada da economia

Em parceria com suas regionais, a ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) divulgou estimativas de ocupação para o Revéillon em todo país. Além disso, a entidade também apontou as expectativas para o verão nessas mesmas praças. No geral, as projeções são positivas, em linha com a visão de retomada do setor para 2020.

“O resultado geral indica o que já sabíamos por meio de nossa interação com as ABIH estaduais e outras lideranças do setor: o turismo está crescendo em todo país. Isso não e à toa. A retomada da economia está fazendo o brasileiro investir no seu lazer, como por exemplo, conhecer novos lugares e culturas”, diz Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional. “Não podemos esquecer que a liberação dos vistos para americanos, canadenses, japoneses, australianos, chineses e sauditas também incrementou o resultado”, completa.

Em Salvador, por exemplo, os hotéis comemoram a alta procura. A expectativa para o Réveillon é de lotação. Já para janeiro, a ABIH-BA estima ocupação acima de 90%. Percentuais similares são esperados em Recife e Porto de Galinhas (PE) nos dois períodos. Ainda no Nordeste, o Ceará terá indicadores um pouco mais baixos, mas não menos positivos, com patamares na casa de 95% (final do ano) e 80% (janeiro) em todo o estado. Alagoas (92%) e Rio Grande do Norte (91%) também têm estimativas positivas para a virada do ano.

No Norte do país, a expectativa da ABIH-PA é de crescimento de 18% para o Réveillon e de 4% para janeiro, quando comparados com o ano anterior.

ABIH Nacional - ocupação réveillon_internaFoz do Iguaçu (PR) deve registrar ocupação recorde na virada do ano

ABIH Nacional: Sul e Sudeste

Na capital carioca, a média de ocupação para o final do ano está em 87%. Ipanema, Copacabana, Barra da Tijuca, Leblon, Flamengo e Botafogo são os bairros de maior procura.mais visados são. Para a noite de Réveillon especificamente, essas praças têm projeções acima dos 90%. No Espírito Santo, o estado deve ficar com índices por volta de 96% na virada e de 88% no primeiro mês de 2020. Apesar do percentual baixo se comparado a outras praças (59%), a estimativa para Belo Horizonte, se confirmada, será 4% superior a igual período de 2018.

Na região Sul, o grande destaque é Foz do Iguaçu (PR). A cidade está registrando uma taxa de ocupação inédita para o Réveillon. Os números, segundo a ABIH-PR, chegam a 86%. Em Curitiba, os índices estão o em torno de 60% para o período. Com muitos destinos procurados no verão, Santa Catarina está com cerca de 90% da sua oferta ocupada nas festas de final de ano. Destaque para Florianópolis e a chamada Costa Verde. Por fim, no Rio Grande do Sul também há otimismo, com lotação em Gramado e nos três principais balneários do estado na grande virada. Já para o primeiro mês de 2020, a projeção é que o indicador ultrapasse 85%.

(*) Crédito da capa: Ray Henessy/Unsplash

(**) Crédito da foto: Divulgação/ABIH Nacional

(***) Crédito da foto: Marcus Dall Col /Unsplash