Maceió - ABIH-AL Corpus ChristieAs praias de Maceió são bastante procuradas pelos turistas

A ABIH-AL (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas) prevê uma ocupação de 55% para o feriado de Corpus Christie. Segundo a entidade, se atingida, a média será idêntica à alcançada no ano passado. A hotelaria alagoana se preocupa com o possível resultado, já que esperava crescimento em função da mitigação dos efeitos mais graves da crise no turismo local. Vale destacar que a alta temporada foi de bom desempenho no estado.

"Temos um estado rico em cultura, gastronomia e lazer. Alagoas vai além das praias", avalia Milton Vasconcelos, presidente da ABIH-AL. Ele destaca que a entidade vem trabalhando para mostrar esse potencial para atrair mais turistas. “Precisamos ir além, porque o feriado não salva o mês inteiro. Ele consegue apenas suprir a necessidade de uma semana”, completa.

ABIH-AL: problemas e soluções

Vasconcelos pontua que, com esse cenário, a diária média não consegue avançar. Ainda assim, pelo menos os hoteleiros não se veem obrigados a baixá-la, mesmo com a abertura de empreendimentos no estado e a redução da malha aérea na baixa temporada.

"A taxa de ocupação não teve grande crescimento, mas a diária média se mantém igual há três anos. O turismo alagoano precisa ser aquecido para que a chegada de novos hotéis não comece uma crise. A economia do nosso estado passa pelo turismo", avalia Vasconcelos.

O presidente da ABIH-AL afirma ainda que existem muitas ações em andamento para a atração de turistas, mas que é preciso investir mais. Ele destaca o apoio das secretarias de turismo estadual e municipal de Maceió, bem como de todo trade turístico, mas clama por mais apoio. 

“É preciso olhar com mais carinho para o orçamento dessas secretarias, porque existe uma necessidade maior de investimentos”, acredita Vasconcelos. “O orçamento precisa crescer proporcional ao crescimento hoteleiro e de turistas”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Valdo-Souza/Pixabay