Abih-nacional- carnavalPE já registra 95% de reservas confirmadas para o feriado

O mercado hoteleiro está otimista para o Carnaval 2020, segundo a ABIH-Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). De acordo com a entidade, a expectativa é superar os números registrados em 2019 nos principais destinos do país.

Pernambuco, estado com uma das comemorações mais tradicionais, já registra taxa de 95% de reservas confirmadas e, até o momento, é líder no indicador. Ainda no Nordeste, o Ceará alcançou o mesmo nível do ano passado, de 75%, devendo chegar a mais de 80% no feriado. Alagoas também prospecta o mesmo resultado, próximo do que vem sendo apresentado pela rede hoteleira paraibana.

Em Natal, o número de quartos ocupados deve chegar a 90% contra os 88% registrados no mesmo período em 2019. Já na Bahia, Salvador deve atingir 95% de ocupação com picos de 100% durante a festa.

No Rio de Janeiro, o índice cresceu frente ao ano passado (74%) e já está em 79%, com expectativa de chegar aos 90%, sendo Flamengo e Botafogo os bairros mais procurados, com 89% dos quartos reservados.

Em Minas Gerais, a expectativa segundo a ABIH local é chegar a 80% de ocupação no período de Carnaval, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. São Paulo também vem se destacando com o crescimento durante o Carnaval e esse ano deve chegar a 60%.

ABIH-Nacional: outras regiões

No Centro-oeste, Mato Grosso do Sul se destaca, principalmente nas regiões do Pantanal e no município de Bonito, onde a ocupação está em 95%. Na capital, Campo Grande, os números devem ficar em torno de 45%. Já na região de Corumbá, as taxas estão em 75%. Em todos os casos, houve crescimento comparado ao ano anterior. Em Brasília, a expectativa é ficar em cerca de 32%, um aumento de 30%, assim como em Mato Grosso, que também registrou crescimento de 5% em relação a 2019.

Na região norte destaca-se os municípios próximos a Belém que estão com uma procura em torno de 90%.

No sul do país, em Santa Catarina, Florianópolis espera ocupar de cerca de 75% de sua rede hoteleira; a região das Praias 85,% e, o Continente, 72%. No Paraná a tacha de ocupação no litoral deve chegara a 85%, Foz do Iguaçu 85% e, Curitiba, 54%.

No Rio Grande do Sul, na capital Porto Alegre e na Região Metropolitana os índices giram em torno de 35%, a Região dos Vinhedos, cerca de 70%, e a Região das Hortências, que inclui Gramado e Canela, deve chegar aos 100%, mesmo índice que a Praia da Costa Leste que já registra 100% de ocupação hoteleira.

Segundo o levantamento da CNC (Confederação Nacional de Bens, Comércio e Turismo), o Carnaval este ano deve movimentar R$ 8 bilhões na economia do país, sendo o mercado hoteleiro um dos segmentos mais beneficiados, ao lado de Alimentação fora do lar e Transporte de passageiros. 

(*) Crédito da capa: Pedro Ângelo/G1

 

(**) Crédito da foto: Fernando Frazão/Agência Brasil