abih-pb ccEntidade considera que o centro seria mais proveitoso privatizado

Em reunião com João Azevêdo, governador da Paraíba, a diretoria da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba) apresentou documento com reivindicações do setor. No relatório constavam cinco ações consideradas mais emergenciais para continuar o crescimento do turismo paraibano. Entre elas estava a privatização do Centro de Convenções de João Pessoa, considerado muito dispendioso para o governo. 

“Acreditamos que o governo tenha outras questões que necessitam de mais atenção do que a administração do Centro de Convenções e que ele seria mais proveitoso nas mãos da iniciativa privada, beneficiando João Pessoa”, afirma Manuelina Hardman, presidente da ABIH-PB. 
 
Outro ponto citado no documento, diz respeito à privatização dos aeroportos do estado. A Paraíba possui dois terminais aeroportuários em fase de licitação: o Presidente Castro Pinto, na região metropolitana de João Pessoa, e o Presidente João Suassuna, em Campina Grande. A preocupação da entidade é que, após as concessões, os equipamentos recebam menos investimentos do que outros aeroportos nordestinos. 

“Nosso receio é que os aeroportos da Paraíba, por serem pequenos, percam importância em relação a aeroportos em Natal ou Recife. O principal prejuízo seria se diminuísse o fluxo de voos internacionais no estado”, diz Manuelina. A ABIH-PB sugere que o governo paraibano acompanhe mais de perto a transição do setor público (Infraero) para o setor privado (a espanhola Aena Desarrollo Internacional, que venceu o leilão). 

ABIH-PB: demais reinvindicações 

Durante o encontro, a entidade também levantou a questão sobre a promoção turística do estado. Uma sugestão foi que a Secretaria de Turismo do Estado e à PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) recebessem mais apoio para participação de eventos, nacionais e internacionais. 

Ainda nesse contexto, os empresários sugeriram ao governador que aumentasse o valor dos recursos destinado à Secom-PB (Secretaria Institucional de Comunicação da Paraíba). “Uma das nossas maiores preocupações é que o destino Paraíba chegue aos ouvidos do consumidor final. Muitas pessoas nem lembram da existência do estado, quanto mais as belezas que ele oferece”, ressalta a presidente da ABIH-PB.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ Centro de Convenções João Pessoa