ABIH-RJ

Aproveitando a data do Dia Nacional do Turismo, o ministro da pasta, Marcelo Álvaro Antônio, confirmou através de um vídeo em 8 de maio, a assinatura da MP 963 pelo presidente Jair Bolsonaro. Com isso, o setor passará a receber R$ 5 bilhões que tem como objetivo diminuir os impactos causados pelo coronavírus e a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro) comemora a boa notícia.

A medida consiste em um crédito extraordinário que irá atender empresas do setor de Viagens e Turismo, 100% sob supervisão do Fundo Geral de Turismo, o Fungetur. A ação faz parte das reivindicações de entidades de todo o Turismo, meio à crise que consome grande parte do setor.

Os contemplados pela nova MP, devem estar cadastrados no Cadastur, o cadastro único do MTur (Ministério do Turismo), e o auxílio deve ser liberado via Caixa Econômica Federal.

ABIH-RJ: posicionamento

Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ, recebe a notícia como um avanço para o setor: “Essa nova de linha de financiamento gerida pelo Fungetur é essencial, é uma luz no fim do túnel. Realmente, as empresas na área de turismo estão perdendo o fôlego, e imaginamos que essa crise no nosso segmento não termine antes de setembro ou outubro, pois tem muitos pontos ainda sem definição sobre o ápice da pandemia".

Ele ainda entende que o "importante é que seja um financiamento de forma rápida, ágil, e que possibilite uma maior flexibilidade de acesso, principalmente, aos pequenos e médios meios de hospedagem, agentes de viagem, enfim, a toda indústria do turismo”.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ABIH-RJ