ABIH-RJInterior flumiense também terá boa ocupação no período

O trade turístico do Rio de Janeiro mantém altas expectativas para o Carnaval. Na quarta prévia de ocupação para o feriado, a capital fluminense já tem 88% dos quartos ocupados. A informação é da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), que apontava um percentual de 86% na mesma pesquisa em 2018.

O levantamento, realizado nesta semana, também separou os resultados em cada região. O melhor desempenho fica para os bairros de Flamengo/Botafogo, com 96% de ocupação. Na sequência aparecem outras áreas nobres na Zona Sul: Ipanema/Leblon e Leme/Copacabana, ambos com 89%. Por fim, Centro e São Conrado/Barra da Tijuca registram percentual de 84%, cada um.

Em relação ao público, a pesquisa destaca que 78% são hóspedes nacionais, vindos principalmente de São Paulo, interior fluminense e Minas Gerais. Já entre os estrangeiros, destaque para os mercados argentino, chileno e norte-americano, nesta ordem de importância. “Nossa expectativa é bater 98% de ocupação no Carnaval. Isso, traduzido em valores, deverá injetar R$ 3 bilhões em recursos na cidade”, explica Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ e do SindHotéis Rio.

A julgar a movimentação no final de semana anterior ao Carnaval, a hotelaria carioca deve mesmo chegar à previsão de Lopes. Nas ruas, com a união de órgãos públicos, foi possível contabilizar 500 mil foliões acompanhando os mais de 100 blocos, demonstrando a força do carnaval carioca.

ABIH-RJ: interior

No restante do estado, a empolgação não fica atrás da Cidade Maravilhosa. Com uma média 6% superior frente igual prévia do ano passado, o interior registra ocupação de 88,5%. Segundo a ABIH-RJ, existe alta procura na Região Serrana e na Costa do Sol.

Rio das Ostras, Teresópolis e Itatiaia, por exemplo, são cidades com quase todos os quartos esgotados. Outros como Armação dos Búzios (90%), Cabo Frio (88%) e Arraial do Cabo (90%) também prometem animação, com blocos de ruas.

Por fim, a região da Serra Verde Imperial também registra bons números de ocupação. Os hotéis de Teresópolis estão praticamente lotados, enquanto os de Nova Friburgo registram 90%. Petrópolis, por sua vez, tem um percentual um pouco mais baixo, na casa de 83,5%.

(*) Crédito da foto: Shot by Cerqueira/Unsplash