Alfredo Lopes - carta ABIH-RJNa carta, Lopes destaca o convênio feito pela hotelaria com a prefeitura

Assim como a ABIH-GO (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás), a hotelaria fluminense pediu ao governo local a inclusão do setor entre as atividades essenciais, caso seja confirmada a decretação de lockdown no estado. O documento foi enviado hoje (15) ao governador Wilson Witzel por Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ e do SindHotéis Rio.

De fato, o lockdown vem sendo uma medida estudada pelo governo fluminense para contear o avanço do Covid-19 no estado. O MP-RJ (Ministério Público), inclusive, fez essa recomendação à gestão Witzel. Uma decisão oficial a cerca do tema, embora pareça provável, ainda não saiu.

No texto, Lopes lembra que, nas primeiras semanas da pandemia, a hotelaria carioca firmou convênio com a prefeitura carioca para disponibilizar leitos para viabilizar projeto municipal que visava acomodar pessoas idosas residentes em comunidades.     

“Hotéis são artífices essenciais às autoridades públicas para minimizar a propagação do coronavírus e devem ser considerados serviços essenciais, já que têm servido, fundamentalmente, neste momento, para hospedagem de médicos, enfermeiros e idosos que necessitam de isolamento familiar/social”, escreveu Lopes.

Alfredo Lopes: livre circulação

Lopes também considera fundamental permitir, na medida a ser adotada, a livre circulação dos funcionários hoteleiros. Segundo o dirigente, a medida deve valer não só na capital fluminense, como em todo estado, já que estes colaboradores precisam estar liberados legalmente para o trajeto de casa ao trabalho.

Lopes também destacou que Hotéis Rio e ABIH-RJ trabalham com Setur-RJ (Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro) e Vigilância Sanitária na criação de um termo de conduta sanitária. Medida similar já vem sendo adotada em várias parte do mundo, bem como por redes hoteleiras. O dirigente observa que, em tempos de Covid-19, a iniciativa reforça o compromisso do sertor em garantir a segurança dos hóspedes e colaboradores.

(*) Crédito da capa: Shot by Cerqueira/Unsplash

(**) Crédito da foto: Divulgação/ABIH-RJ