ABIH-RJ- IPTUEntidade busca reconhecimento da hotelaria como atividade essencial

Engajada em acelerar o retorno do turismo e visando reduzir os impactos da crise do coronavírus, a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) se organiza para reduzir os efeitos da pandemia no setor.

Após o lançamento de um selo garantindo segurança e higienização dos estabelecimentos associados, em parceria com a Hotéis Rio, a entidade agora pleiteia desconto no IPTU dos hotéis junto às autoridades do interior do estado. Alémd disso, solicita que atividade hoteleira seja considerada serviço essencial durante a pandemia.

ABIH-RJ: ações

Por meio de cartas encaminhadas às prefeituras de Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty, Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Macaé, Teresópolis, Valença, Conservatória, Itatiaia, Nova Friburgo e Resende, a ABIH-RJ reforça o pedido por desconto no pagamento do IPTU ainda devido para o exercício 2020. Solicita ainda que a atividade hoteleira seja considerada serviço essencial na respectiva cidade.

A ação tem apoio irrestrito da assessoria jurídica da associação e o presidente Alfredo Lopes é quem está à frente de negociações que visam diminuir custos fixos dos empreendimentos. Por meio do comunicado, a entidade reitera que o turismo é uma vocação natural nas cidades fluminenses, sendo possivelmente uma das atividades mais importantes na geração de empregos e na arrecadação tributária. Lopes argumenta ainda que o "turismo congelou, a ocupação está perto de zero, mas as contas não param de chegar. É matemática simples, os hotéis precisam trabalhar com foco total na redução de custos para preservar os empregos”.

(*) Crédito da foto: Heibe/Pixabay