Executivos da Abracorp apresentam balanço da associação para o primeiro semestre deste ano
(foto: Giulia Ebohon)

A Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) apresentou hoje (30) em coletiva de imprensa sua pesquisa de vendas referente à movimentação do setor de viagens corporativas durante o primeiro semestre deste ano. Conforme mostram os dados, o segmento de hotelaria apresentou um desempenho abaixo do esperado, com uma queda de 3,6% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado. No âmbito do número de diárias, a redução foi de 2,7%.

Conservando uma característica comum em balanços anteriores, os hotéis independentes mantêm-se como mais representativos no mercado nacional de viagens corporativas, respondendo por 39 % do market-share de vendas, o que corresponde a um total de R$ 430,5 milhões. O número simboliza uma queda de 2,6% na comparação com os resultados do ano anterior.

A Accor seguiu como a rede com maior participação no montante apresentado pelo estudo (10,6%), com 551,5 mil pernoites e R$ 126,3 milhões em vendas. Em seguida aparece a Atlantica, com R$ 93,7 milhões; BHG/Solare, com R$ 56 milhões; e as vendas por meio de brokers somaram R$ 31,8 milhões. A rede que apresentou maior crescimento em vendas comparado ao primeiro semestre de 2014 foi a BHG. 

Internacional
No que se refere às hospedagens no exterior, a Abracorp registrou um acréscimo de 13,2% no número de pernoites e de 30,6% nas vendas deste primeiro semestre face ao ano anterior. Novamente, os hotéis independentes apresentaram uma participação significativa no mercado, com a movimentação de R$ 85,8 milhões, o que corresponde a um aumento de 22,1%. Este segmento também é responsável por 152,7 mil pernoites, um acréscimo de 32% em comparação com o ano anterior.

A Accor permanece como a rede com maior participação no mercado internacional de vendas, tendo arrecadado R$ 25,7 milhões em vendas. Embora o número de pernoites tenha apresentado uma queda de 12,1%, as vendas se destacam como as que mais cresceram (39,3%).  Em seguida aparece a rede IHG, com R$ 13,9 milhões; Hilton com 11,8 milhões.

Serviço
www.abracorp.org.br