';

"Novas fases, muitas mudanças e novidades para vocês!"

Vinicius Medeiros
Editor-Chefe
Cursos
icone de um computador com um LMS (learn management system)
Confira nossos cursos

Abrindo os trabalhos, organização promete Conotel pautada em discussões institucionais

Por Filip Calixto 17 de maio de 2017

Na galeria dos mais tradicionais eventos do turismo no País, o Conotel (Congresso Nacional dos Hotéis) acaba de dar o pontapé inicial em sua 59ª edição. As atividades foram abertas agora, a tarde, por Dilson Jatahy Fonseca, presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) Nacional, que prometeu uma programação recheada de debates com característica institucional, tocando em questões fundamentais para a sobrevivência do segmento nos dias atuais.

Realizado ao longo de três dias, o evento segue até sexta-feira (19) reunindo pouco menos de 20 palestras e debates com personagens que lidam diretamente com o segmento da perspectiva política ou em companhias da hotelaria e do turismo nacional.

"Montamos a programação a partir desse pensamento: de trazer discussões institucionais e até algumas que falem diretamente sobre o mercado de turismo, que é quem faz a hotelaria existir", comenta o presidente. De acordo com ele, tudo foi elaborado a partir desse pensamento pois a hotelaria, das atividades envolvidas no segmento de viagens, é a que mais depende da pujança do turismo.

Para Fonseca, os hoteleiros precisam entender que a atividade profissional deles depende da performance turística do País e de como esse mercado comporta-se. Daí a ênfase dada a isso na programação. "A gente precisa montar estratégias que melhorem o turismo e assim melhoraremos também a hotelaria – e até outros setores também", assegura.

Questões como a isenção dos vistos, diminuição da carga tributária para hotéis e o crescimento na popularidade de meios de hospedagem alternativos estão abarcadas no conjunto de temas do congresso. 

A quantidade e a complexidade dos temas abordados nas palestras e fóruns fazem o representante da ABIH crer que se houvessem dois eventos desse por ano haveria conteúdo suficiente para ser debatido. "São assuntos muito ricos e em muita quantidade. Temos uma programação bem completa", garante.

Ainda nesse primeiro dia, o encontro deve receber Marx Beltrão, minitro do Turismo, que fará a solenidade de abertura. Nos próximos dias as atividades já serão abertas com palestras.

* Crédito da foto na capa: Filip Calixto