Na galeria dos mais tradicionais eventos do turismo no País, o Conotel (Congresso Nacional dos Hotéis) acaba de dar o pontapé inicial em sua 59ª edição. As atividades foram abertas agora, a tarde, por Dilson Jatahy Fonseca, presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) Nacional, que prometeu uma programação recheada de debates com característica institucional, tocando em questões fundamentais para a sobrevivência do segmento nos dias atuais.

Realizado ao longo de três dias, o evento segue até sexta-feira (19) reunindo pouco menos de 20 palestras e debates com personagens que lidam diretamente com o segmento da perspectiva política ou em companhias da hotelaria e do turismo nacional.

"Montamos a programação a partir desse pensamento: de trazer discussões institucionais e até algumas que falem diretamente sobre o mercado de turismo, que é quem faz a hotelaria existir", comenta o presidente. De acordo com ele, tudo foi elaborado a partir desse pensamento pois a hotelaria, das atividades envolvidas no segmento de viagens, é a que mais depende da pujança do turismo.

Para Fonseca, os hoteleiros precisam entender que a atividade profissional deles depende da performance turística do País e de como esse mercado comporta-se. Daí a ênfase dada a isso na programação. "A gente precisa montar estratégias que melhorem o turismo e assim melhoraremos também a hotelaria – e até outros setores também", assegura.

Questões como a isenção dos vistos, diminuição da carga tributária para hotéis e o crescimento na popularidade de meios de hospedagem alternativos estão abarcadas no conjunto de temas do congresso. 

A quantidade e a complexidade dos temas abordados nas palestras e fóruns fazem o representante da ABIH crer que se houvessem dois eventos desse por ano haveria conteúdo suficiente para ser debatido. "São assuntos muito ricos e em muita quantidade. Temos uma programação bem completa", garante.

Ainda nesse primeiro dia, o encontro deve receber Marx Beltrão, minitro do Turismo, que fará a solenidade de abertura. Nos próximos dias as atividades já serão abertas com palestras.

* Crédito da foto na capa: Filip Calixto