A Accor promoveu há pouco, via transmissão online, a apresentação oficial do novo CEO para América do Sul: Thomas Dubaere. Como anunciado mês passado, Patrick Mendes deixa a liderança na rede francesa na região para retornar à matriz. Ele vai assumir como CCO (Chief Comercial Officer) global, sendo responsável pelas áreas de Marketing, Distribuição e Loyalty.

Emocionado, Mendes disse que seu sentimento estava carregado por um misto de tristeza e alegria. “Foram nove anos de Brasil e gostaria de agradecer muito ao Roland Bonadona, que foi um mentor para mim. Além disso, faço um agradecimento especial à equipe que trabalhou diretamente comigo ao longo de todos esses anos”, comentou.

“Gostaria de agradecer também a todos colaboradores, investidores, fornecedores e demais stakeholders. Eles me ajudaram a entender melhor a região e os brasileiros”, disse Mendes. “O Brasil foi uma aventura pessoal e profissional excepcional. Adorei o país e jamais esquecerei essa experiência. Sou agora um francês brasileiro para sempre”, completou.

Entregas na Accor

Mendes lembrou que, ao assumir o posto em 2015, recebeu duas grandes missões. “Uma era aumentar a diversificação de produtos na região. Até então, a Accor tinha uma imagem muito ligada a hotéis econômicos e midscale. Hoje, 45% das taxas hoteleiras recebidas pela Accor são oriundas dos segmentos lifestyle e luxo”, afirmou. O outro desafio, destacou o executivo, era tornar a rede francesa “menos brasileira e mais hispânica”.

Accor - coletiva_novo CEO_Patrick Mendes

Emocionado, disse que volta à Europa mais brasileiro e agradeceu a mentoria de Bonadona

“Crescemos bastante nos países hispânicos e esse foi um segundo marco importante. Para fazer isso, tivermos dois caminhos. Um deles foi ampliar organicamente a base de hotéis fantástica que recebi, o que nos permitiu atingir mais cidade. A outra foi por meio de aquisições, caso dos grupos Posadas e Atton. Há também os acordos com BHG (Brazil Hospitality Group) e HSI”, destacou Mendes. “Passamos de 200 para 400 o número de hotéis na região”, acrescentou.

O novo CEO

Após as “despedidas” de Mendes, que ainda esta semana volta à França, Dubaere foi oficialmente apresentado. Belga de nascimento, o executivo ocupava o cargo de COO (Chief Operating Officer) para o Norte da Europa. “Vou começar minha fala igual ao Patrick: estou feliz e triste ao mesmo tempo. Saio de um país onde deixei um legado, mas a parte boa é que agora tenho novo desafio”, comentou.

“Saio do Norte da Europa com 400 hotéis e 52 mil apartamentos. Como na América do Sul, expandimos bastante tanto organicamente, como por meio de aquisições. É isso que vou deixar para trás, mas tenho certeza que meu sucessor vai se aproveitar dessa boa base deixada”, completou Dubaere.

Casado e pai de dois filhos, o executivo retorna nos próximos dias para a Europa. “Estou há quatro dias em São Paulo. É muito diferente de Londres, mas estou gostando. Será uma boa aventura para toda família”, disse Dubaere, que faz a mudança definitiva para o Brasil em novembro.

Sobre os desafios profissionais, o novo CEO explicou que pretende aumentar o equilíbrio entre os mercados brasileiro e hispânico no faturamento da região. “Temos uma grande presença na América do Sul, com um peso grande do Brasil. Continuaremos em busca de gerar oportunidades para entrar com nossas marcas lifestyle na América do Sul”, destacou.

Accor - coletiva_novo CEO_Thomas Dubaere

Dubaere retorna à Europa ainda essa semana e, em novembro, vem de mala e cuia para São Paulo

(*) Crédito das fotos: reprodução de internet