Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2023 revelam que aproximadamente 30% de tudo que é produzido no país é jogado fora. Isso equivale a 46 milhões de toneladas de alimentos por ano. Lutando contra este cenário, o Food To Save, app que atua contra o desperdício, e a Accor, se uniram para dar um novo caminho para os excedentes de produção nos empreendimentos da rede.

Por meio do app da foodtech, a gigante francesa, que está concentrando seus esforços em práticas ESG (Environmental, Social and Governance) disponibiliza sacolas surpresa com diversos tipos de alimentos para consumo imediato, com descontos significativos para os consumidores. Desde o início da parceria no ano passado, o Food To Save e a Accor já pouparam mais de 13 toneladas de alimentos em 14 cidades do Brasil.

De acordo com Paulo Frias, diretor regional de Operações da Accor, a união com o app faz parte dos projetos socioambientais da rede. “O trabalho com o Food To Save preenche uma lacuna muito grande que tínhamos nos hotéis. Tínhamos um excedente de alimentos que não sabíamos exatamente o que fazer e, agora, oferecemos para um novo público que não está necessariamente se hospedando no hotel naquele momento”, pontua.

A parceria

Ao todo, 35 hotéis da Accor pode ser encontrados no Food To Save. Por meio da parceria, as duas empresas já venderam mais de 13 mil sacolas surpresa e, juntas, evitaram que 32 toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera.

“Infelizmente os hotéis, no geral, possuem um grande desperdício de alimentos, devido a produção do buffet, por exemplo. Ficamos muito honrados de estar junto com a rede Accor para mudar esse cenário nos hotéis da marca e em todo o Brasil ”, exalta Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.

“O modelo de negócios do Food To Save traz benefícios para todas as pontas. No meio ambiente, ajudamos a evitar a emissão de CO2 com o descarte de alimentos e, para as empresas do ramo alimentício, ajudamos a reverter o prejuízo em lucro de forma simples e prática. Além disso, conectamos ainda mais os nossos parceiros, como a rede Accor, a uma agenda tão importante como a de sustentabilidade”, explica o CEO.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Food To Save