Accor - fundo de investimentosNúmero de feminicídios cresceu 22% nos meses de março e abril deste ano

Este mês, a Accor passou a integrar uma coalização pelo fim da violência contra mulheres. Ao lado do Instituto Avon e apoio do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), a rede criou Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências Contra as Mulheres e Meninas.

A iniciativa veio com o objetivo de mitigar o impacto da violência contra a mulher no momento de crise, onde o número de casos de agressões e feminicídio registrou aumento alarmante. A parceria visa reinserir mulheres no mercado de trabalho e aprimorar a execução de serviços públicos de proteção em 2021.

O Fundo tem a meta inicial de captar R$ 10 milhões que serão destinados a 30 organizações que atuam em prol da causa. O Instituto Avon e a Accor serão os primeiros investidores, atuando na arrecadação de mais recursos. Já o IDIS ficará responsável pela gestão do aporte e monitoramento das iniciativas apoiadas. A expectativa é que o repasse seja feito ainda este mês.

Accor: Projeto Acolhe

Um dos objetivos da iniciativa é contribuir para a integridade física e emocional das mulheres e seus filhos. Neste sentido, um dos pilares do Fundo será a hospedagem das vítimas de violência nos hotéis da Accor por meio do Projeto Acolhe, que oferecerá cerca de quatro mil diárias em 295 hotéis localizados em 133 municípios, beneficiando milhares de mulheres. A rede irá disponibilizar recursos financeiros, provenientes do seu fundo de emergência Heartist Fund, dedicado a iniciativas de solidariedade às vítimas do novo coronavírus. Aliada com medidas de segurança física e sanitização, o objetivo é prover hospitalidade, conforto e acolhimento às mulheres desde o momento do check-in.

"Com o Projeto Acolhe, a Accor dá mais um passo nessa luta, desta vez em parceria com o Instituto Avon, abrindo seus hotéis para acolher mulheres em situação de violência doméstica e seus filhos. O acolhimento vai além da hospedagem e alimentação, oferecendo também equipamentos e cursos voltados à autoestima, educação financeira, inteligência emocional e oportunidades de trabalho no segmento turístico e hoteleiro. Eles serão proporcionados pela Accor Académie, universidade corporativa da Accor, que fornecerá acesso à sua plataforma de ensino", explica Magda Kiehl, vice-presidente sênior de Jurídico, Riscos e Compliance Accor América do Sul e líder do Riise – Programa Mundial de Diversidade de Gênero da Accor.

Além da assistência social por meio do acolhimento e abrigamento de mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência, o escopo do fundo inclui o apoio na segurança alimentar com a doação de cestas básicas em parceria com o Instituto GPA, reaparelhamento da estrutura dos abrigos e apoio a organizações de suporte psicológico e jurídico. Os recursos também se destinarão a projetos de reinserção das sobreviventes da violência na vida ativa profissional, com cursos profissionalizantes e encaminhamento ao mercado de trabalho. O Fundo contempla ainda iniciativas de advocacy para aprimorar e garantir a manutenção de serviços essenciais de proteção, acolhimento e cuidado das vítimas.

"O enfrentamento à violência contra mulheres e meninas requer esforços multissetoriais e ações integradas. Assim, o papel da iniciativa privada é fundamental para mitigar de maneira rápida e efetiva as consequências de uma epidemia silenciosa e complexa que cresce de maneira alarmante com iniciativas que contemplem todas as assistências da rede de proteção, em especial os abrigos que garantem a integridade física das sobreviventes", acrescenta Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

As instituições, secretarias e coordenadorias municipais que quiserem se beneficiar desta iniciativa devem entrar em contato com o Instituto Avon por meio do e-mail [email protected] para firmar um termo de cooperação.

Já as mulheres em situação de violência devem acessar o site do Mapa do Acolhimento para encontrar os serviços públicos de proteção disponíveis para abrigamento que podem ser hotéis, casas-abrigo ou casas de passagem.

(*) Crédito da foto: Tumisu/Pixabay