A AccorHotels, maior grupo hoteleiro da Europa, comunicou na última semana a descontinuação do serviço que permite a hotéis independentes comercializarem quartos no seu portal de reservas. De acordo com a companhia, em declaração publicada pela agência Reuters,  "a modalidade não atendeu às expectativas".

A decisão é um revés para Sebastien Bazin, que lançou a iniciativa em 2015 para fazer frente à OTA´s (On-Line Travel Agencies) como Expedia e Booking.com, que naquele momento, estariam batendo as margens dos hoteleiros tradicionais.

A estratégia da AccorHotels visava dez mil hotéis oferecidos pelo seu site até 2018. No entanto, apenas dois mil hoteleiros independentes se inscreveram. Foi observado como um dos obstáculos, o fato de que os usuários do site se sentiam mais propensos a reservar uma das marcas consolidadas da companhia como Pullman, Mercure, Ibis ou Raffles no lugar de uma unidade desconhecida.

Conceder aos hoteleiros independentes maior visibilidade teria exigido da companhia uma  intensificação dos investimentos de marketing.

A AccorHotels, que administra mais de quatro mil hotéis em todo o mundo e vem expandindo a sua presença por meio de novas aquisições, consolidando a sua presença também no mercado de luxo com novos serviços e unidades, quer agora concentrar-se na integração e no desenvolvimento de seu grande portfólio de marcas. 

Procurada pela nossa reportagem, a companhia emitiu o seguinte comunicado:

"Nos últimos anos, o Grupo comprometeu-se a uma transformação profunda que visa atender melhor as demandas de seus clientes em experiências customizadas, com uma oferta diversificada.

Neste contexto, o AccorHotels decidiu há 2 anos abrir sua plataforma de distribuição AccorHotels.com para uma seleção de hotéis independentes, seguindo um duplo objetivo: propor uma maior escolha de hotéis selecionados aos seus clientes e fornecer uma plataforma de reserva alternativa para hotéis independentes.

Esta iniciativa não é mais relevante em relação à estratégia do Grupo e ao seu novo perfil.

Os resultados estão abaixo das expectativas e a maioria dos clientes AccorHotels.com tendem a favorecer os hotéis da marca AccorHotels ao procurar acomodações em nossa plataforma.

A AccorHotels decidiu, portanto, pôr fim ao Marketplace e se concentrar na integração de suas marcas e serviços recentemente adquiridos em seu ecossistema digital ".

* Notícia alterada às 15h46

* Foto de capa: Pixabay/Klaralaumen