Nos últimos meses, a Accor vem reforçando seu perfil lifestyle. A gigante francesa fechou parceria com a Ennismore, aumentando seu portfólio de bandeiras, além de fazer uma tacada tripla no mercado, abrindo frentes no mercado de aluguéis de casas, residence services e long stay. Para 2021, o Brasil receberá a bandeira WOJO, marca global de coworking da rede.

O conceito traz a proposta de workspitality, ou seja, soluções corporativas sem abrir mão da hospitalidade. Para atender às necessidades dos clientes, a Accor realizou uma pesquisa com mais de 300 pessoas pelo país. Os resultados apontam que houve uma mudança significativa no comportamento do consumidor. No período pré-pandemia, 8% dos respondentes costumava trabalhar sempre ou quase sempre em cafés ou restaurantes, e 7% em coworkings.

Com a chegada da crise e adaptações nos modelos de trabalho, 21% dos participantes afirmaram que poderiam trabalhar em cafés, restaurantes ou espaços de coworking. Sobre os motivos, 50% dizem desejar sair do ambiente doméstico; 47% alegaram que seria um local mais agradável e 37% acreditam que terão um espaço com estrutura de escritório mais adequada.

“WOJO é uma solução inovadora do Grupo Accor para o mercado de coworking, com espaços de trabalho inteligentes e flexíveis, que atendem a todos os tipos de necessidades dos consumidores”, afirma Roberta Vernaglia, vice-presidente de Marketing Accor América do Sul. “Com essa nova marca e novos produtos, oferecemos soluções de trabalho que mantêm a essência do que entregamos em nossos hotéis, com serviços focados no cliente, hospitalidade e praticidade”, completa.

Accor: soluções de trabalho

Os serviços passarão a ser ofertados a partir de hoje (19), em três modelos: WOJO Spot, salas privativas by WOJO e room office by WOJO. As operações terão início em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Pará e Rio Grande do Sul. Outras capitais como Curitiba, Goiânia e Salvador também estão na lista.

O WOJO SPOT estará disponível aos consumidores nas áreas comuns dos hotéis (lobby, bares e restaurantes), oferecendo ao cliente acesso gratuito a espaços de trabalho com conexão Wifi. Além disso, os clientes também poderão usufruir dos serviços de A&B (Alimentos & Bebidas) do hotel.

“Com nossa estrutura de hotéis em todo país, oferecemos com WOJO espaços para qualquer necessidade, em múltiplas localizações, com serviço de alimentos e bebidas de qualidade, infraestrutura completa e atendimento dia e noite. Ainda temos a possibilidade de customização de escritório, no caso de salas privativas, eventos de networking e muito mais”, explica Olivier Hick, COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil.

“Nosso objetivo é lançar o produto WOJO SPOT em 100 hotéis até o final de 2021, além de mais de 20 hotéis com Salas Privativas no lançamento da marca. Além disso, o plano é, até 2022, completarmos a marca de 100% dos hotéis da Accor no país com o WOJO SPOT em funcionamento”, adianta Hick.

O segundo produto, que já é ofertado pela Accor, mas que agora começa a operar sob a marca WOJO, é o Room Office. A proposta pioneira, criada pela Accor, que transforma quartos de hotéis em espaços privados de escritórios para uma ou duas pessoas, veio para ficar. “Nesse produto, vamos manter o mesmo padrão de qualidade oferecido até agora, porém totalmente adaptado à comunicação da marca WOJO”, destaca Vernaglia. “Atualmente, estamos com o serviço Room-Office em mais de 120 hotéis em todo o Brasil, com ofertas para pacotes diários, semanais ou mensais”, completa.

Já as salas privativas são espaços de reuniões adaptadas para se tornarem escritórios privativos para a partir de três pessoas e destinadas a empresas ou membros de uma mesma equipe ou projeto. Inicialmente, serão 25 hotéis ofertando esse produto.

E, para oferecer experiências ainda mais completas aos clientes, a marca WOJO se associou a diferentes parceiros que compartilham do seu DNA, como Red Bull e sorvetes MEGA, da Nestlé.

WOJO Corner e tecnologia

O plano de expansão da marca WOJO na América do Sul também inclui a implantação de outro produto: o WOJO Corner, com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre de 2021. Serão espaços fechados de coworking, com design e infraestrutura baseada no conceito de workspitality da Accor.

Além disso, um aplicativo específico com a tecnologia de geolocalização e programa de membership também está sendo desenvolvido. “Dessa forma vamos promover networking entre os usuários do serviço, além de mostrar para o cliente o WOJO mais próximo dele”, completa Hick.

A marca WOJO é resultado de uma joint-venture entre Accor e Bouygues, que, anteriormente, era operada sob o nome de Nextdoor e, agora com a rede, passou a se chamar WOJO.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor