Accor- parceriaArtesãs utilizam o trabalho como forma complementar de renda

Alinhado aos conceitos de sustentabilidade defendidos pela Accor, os restaurantes TasteIT Food & Lounge, do Pullman Ibirapuera (SP), recebem louças artesanais produzidas por um grupo de mulheres pescadoras que participam do Projeto Balsear. A parceria entre a rede francesa e as empreendedoras foi batizada de Projeto Connect, que visa abrir portas para fornecedores locais valorizando a diversidade e o trabalho artesanal.

As artesãs atuam na represa Billings e comercializam as peças como forma de complementar a renda nos períodos nos quais a pesca é proibida. O chef Jean-Christophe Burlaud, do Pullman Ibirapuera, conheceu o projeto durante uma visita ao Museu da América Latina e enxergou uma conexão entre o hotel e o trabalho das pescadoras. 

"Na marca Pullman há preocupação de trazer à mesa emoção, técnica e criatividade. Valoriza-se riqueza dos detalhes e ingredientes não somente orgânicos, mas também regionais”, pontua Burlaud. “Os pratos artesanais junto com a escolha de ingredientes transformam em refeição em um momento único”, destaca.

Accor: o projeto

Criado em 2013, o Balsear está localizado nas Aldeias Infantis SOS, em São Bernardo do Campo. As peças de cerâmica levam cerca de 30 dias para serem confeccionadas e custam a partir de R$ 50 a unidade. Segundo Vanderlea Lima, integrante do projeto, “a única coisa que se pede é oportunidade. Acreditamos no nosso esforço e na nossa capacidade”, afirma. “Nunca sonhamos em pisar em um restaurante como esse. O que dirá ver nossos pratos servindo criações de um chef francês”, ressalta. As louças foram produzidas em formas de gotas, troncos e flores. De acordo com as artesãs, as peças são uma homenagem a Mata Atlântica e a Represa Billings.

"Projetos como o Balsear nos fazem refletir sobre o empreendedorismo feminino e a sustentabilidade. Esse grupo de mulheres que realizam as cerâmicas em época de defeso constituem uma parte importante da sociedade e acreditamos que trazer isso para nossos hóspedes é essencial" completa Jarves Rockenbach, gerente geral do hotel.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor