Após a pandemia, um dos desafios para a hotelaria era manter a qualidade dos serviços, considerando todos os desafios impostos pela crise sanitária, como baixas nos quadros de colaboradores e, posteriormente, dificuldade de contratação de mão de obra. Assim, visando retornar ao nível pré-pandêmico, os segmentos Midscale, Premium e Econômico da Accor estão apostando em capacitações de profissionais para elevar sua entrega.

Em conversa com a reportagem do Hotelier News, Olivier Hick, COO da Accor para as marcas Midscale, Premium e Economy no Brasil, afirma que a saída da pandemia foi um período desafiador para a gigante francesa, sobretudo no mercado brasileiro. “Apesar disso, podemos dizer que voltamos a quase 100% do nível pré-pandemia em termos de organização e qualidade de serviços em bandeiras importantes, como ibis, Novotel, Mercure e Pullman. Nosso segmento cresceu acima de 20% no ano passado, em comparação a 2022, e neste ano já estamos 10% acima de 2023”, explica.

Accor - Olivier_Hick

Executivo reforça importância de capacitações

“O que nós trabalhamos muito, nessa estratégia para elevar a qualidade dos serviços, é criar um ambiente favorável para o nosso colaborador. Nos últimos anos, temos promovido diversos cursos e capacitações neste sentido, com o objetivo de simplificar a vida do cliente e, claro, elevar a experiência como um todo”, complementa o executivo.

Hick acrescenta que a estratégia visa também atender às novas necessidades e ao novo comportamento do cliente, cada vez mais focado na qualidade da experiência. “Hoje, é preciso reeducar as equipes para trabalhar de forma diferente. E isso passa não só pelo recrutamento de profissionais, mas também por processos que estimulem a retenção dos trabalhadores, com benefícios, oportunidades de carreira, entre outros pontos”, pontua.

Expansão

Hick reforça que, neste ano, a Accor chegará a cerca de 10 hotéis abertos no Brasil, contratando quase 500 profissionais. “Foi preciso muitas pessoas para que isso acontecesse, e este processo de expansão também é uma grande oportunidade de mostrar nosso cuidado com o colaborador, dando oportunidades de crescimento dentro das nossas propriedades”, explica.

“Quando fazemos isso, automaticamente estimulamos a retenção de profissionais, que podem transitar por diversos destinos onde estamos instalados”, analisa.

Sobre o processo de expansão em si, o COO afirma que o foco para os próximos três anos é a abertura de 51 hotéis, principalmente em mercados secundários. “Obviamente, isso não exclui possibilidades em grandes praças. Tudo vai depender da oportunidade e da viabilidade do projeto”, comenta o executivo.

“Para o futuro, o que podemos visualizar é o crescimento do mercado de lazer e do bleisure. O corporativo, por outro lado, ainda tem uma trajetória rumo à recuperação, mas estamos otimistas, porque este mercado está retomando de uma forma muito forte. Claro, temos um cenário econômico desafiador, mas seguiremos em busca das melhores oportunidades, criando estratégias para seguir desenvolvendo”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Accor

(**) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News