accor- reflorestamento Projeto já recuperou mais de 32,6 mil km² de área verde na América do Sul

Desde 2009, a Accor desenvolve o projeto Plant For The Planet, iniciativa de recuperação florestal em regiões do Brasil e da América do Sul. Em solo nacional, a ação acontece em parceria com a ONG Nordesta e já reflorestou 29,5 mil km² na Serra da Canastra (MG) – o equivalente a 585 mil árvores e 394 campos de futebol. O projeto também preservou 223  nascentes, beneficiando 81 famílias de agricultores em 34 municípios diferentes.

Além da Serra da Canastra, o Plant For The Planet também tem resultados de plantios de árvores no Alto de Hayabamba, na Amazônia peruana. Em parceria com a ACOPAGRO, cooperativa membro da Fundação Amazônia Viva, o projeto da Accor contabiliza na região 31 mil árvores plantadas em uma área de 3,1 mil km², equivalente a 42 campos de futebol.

Em qualquer hotel das marcas operadas pela Accor na América do Sul, hóspedes e camareiras são incentivados a reutilizar as toalhas de banho por mais de um dia. A iniciativa, destina 50% dos recursos financeiros economizados com lavanderia para dois projetos de plantio de árvores nativas em nascentes de rios e córregos por meio de princípios agroflorestais, sistema sustentável de plantio de alimentos, paralelo ao trabalho de recuperação de uma floresta. Desde que foi criado, o projeto já recuperou 32,6 mil km² de área verde, total equivale a 436 campos de futebol. 
 
“O Plant For The Planet faz parte do Planet 21, programa global de desenvolvimento sustentável da Accor, que envolve stakeholders por meio de mudanças de comportamento e consumo consciente”, explica Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Accor América do Sul. “A cada ano uma grande iniciativa é apoiada para desenvolver modelos alternativos e responsáveis de conscientização sustentável”, completa.

Accor: números

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou no início de setembro números alarmantes sobre o desmatamento no Brasil. De acordo com o órgão, o país ultrapassou o número de cem mil focos de queimadas, cenário que não era visto desde 2012 no território nacional. Só na Amazônia, o desmatamento em agosto deste ano aumentou 222% em relação ao mesmo período do ano passado. Um outro levantamento recente, divulgado pela WWF-Brasil, mostra que em oito meses deste ano, a área total com alertas de desmate foi de 6 mil km², valor 62% maior do que o observado para o mesmo período em 2018.

O Planet 21 realiza diversas ações de sustentabilidade como a abolição do uso de canudos plásticos nas unidades da rede francesa. A Accor também participa da Hora do Planeta, iniciativa contra o aquecimento global em que hotéis ficam no escuro durante uma hora para reduzir o consumo de energia elétrica organizado pela WWF.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor