Grandes mudanças na maior operadora hoteleira da América do Sul. No cargo desde 2015, Patrick Mendes deixa a liderança na rede francesa na região para retornar à matriz. Ele vai assumir como CCO (Chief Comercial Officer) global da empresa. Para o seu lugar, a Accor escolheu Thomas Dubaere, que ocupava o cargo de COO (Chief Operating Officer) para o Norte da Europa.

Com a mudança, Mendes assume uma das funções mais estratégicas dentro da rede francesa. No cargo, será responsável pela aquisição e relacionamento com clientes, ficando à frente de todo panejamento de Marketing da companhia globalmente. Mais ainda, a mudança evidência a confiança que Sébastian Bazin, CEO global da Accor, e o comitê executivo da companhia têm nele. Por fim, a promoção premia também seu bom desempenho em solo sul-americano.

E, de fato, a passagem por Mendes deixa um legado extremamente positivo. À frente da Accor na região, o executivo solidificou o protagonismo da empresa no Brasil e na América do Sul. No período, Mendes expandiu de forma expressiva o portfólio da companhia, dando continuidade ao pioneiro e magistral trabalho de Roland Bonadona. Vale destacar, durante sua gestão, a aquisição da Atton Hoteles e o acordo firmado para assumir os hotéis da BHG (Brazil Hospitality Group). Hoje, a rede francesa tem 383 unidades no mercado sul-americano, além de outras 94 no pipeline.

Accor e o substituto

Ainda não se sabe a data da mudança definitiva de Dubaere para São Paulo, onde fica o headquarters da rede francesa na região. Bastante experiente, o executivo comandava as operações no Reino Unido, Países Baixos e Escandinávia, ficando baseado em Londres. O profissional construiu toda sua carreira na Accor, atuando na empresa por quase 30 anos.

De perfil operacional, mas reconhecido por sua visão estratégica do negócio, ele começou na rede francesa como maître do Novotel Brugge Centrum, na Bélgica. Antes de ocupar posições corporativos, foi gerente geral de vários empreendimentos da Accor na Europa. Desde setembro de 2018 estava na antiga função de COO para o Norte da Europa. Antes, também baseado em Londres, foi Managing Director para o Reino Unido e Irlanda.

Accor - mudanças América do Sul_Thomas Dubaere

Dubaere comandava as operações da rede francesa no Reino Unido, Países Baixos e Escandinávia

(*) Crédito da capa: Vinicius Medeiros/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Jill Mead/The Guardian