A Accor revelou seu novo propósito após a Assembleia Geral Anual de 2024. A gigante francesa anunciou que sua declaração é “Pioneiros na arte da hospitalidade responsável, conectando culturas com paixão e generosidade”, refletindo o compromisso com práticas éticas, diversidade e a promoção de experiências culturais por meio da hospitalidade.

De acordo com a Accor, a construção dessa nova estrutura foi feita por meio de um amplo processo de consulta, envolvendo mais de 10 mil pessoas, incluindo funcionários – chamados de heartists – e stakeholders externos. O processo contou com a realização de workshops e entrevistas que resultaram em mais de 50 mil citações, as quais ajudaram a moldar o novo propósito. A rede destaca que essa iniciativa se alinha às novas demandas da indústria e reforça seu papel como líder na hospitalidade responsável.

Hospitalidade orientada por princípios

Sébastien Bazin, chairman e CEO da Accor, explica que a empresa sempre se posicionou como um exemplo de hospitalidade guiada por princípios e, agora, dá um passo adiante ao oficializar essa postura. “Na Accor, somos mestres da hospitalidade, atores responsáveis que conectam culturas e, acima de tudo, somos heartists. A declaração de propósito que revelamos é o culminar de anos de hospitalidade liderada por propósitos e é o próximo passo natural para nós, à medida que procuramos ser pioneiros nas viagens responsáveis de amanhã”. Ele acrescenta que o objetivo dessa nova estrutura é fornecer inspiração para impulsionar ações significativas, além de garantir a responsabilidade da empresa em relação aos seus valores.

Thomas Dubaere, CEO da Accor Américas, Premium, Midscale & Economy Division, complementa as declarações de Bazin, enfatizando a importância de redefinir a hospitalidade com base no cuidado e na responsabilidade. “Acreditamos que a hospitalidade é uma forma de arte viva, guiada pelo cuidado genuíno e pela responsabilidade além do serviço. Redefinimos a hospitalidade criando memórias duradouras e fomentando conexões culturais. Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência excepcional que valoriza o meio ambiente e respeita as culturas locais, e nossa abordagem inovadora inspira mudanças positivas”.

Quatro pilares estratégicos

O propósito da Accor foi dividido em quatro pilares estratégicos, cada um com compromissos específicos que serão monitorados e avaliados por meio de indicadores de desempenho. O primeiro pilar, denominado A arte da hospitalidade, ressalta o empenho do grupo em criar uma cultura de excelência por meio do empoderamento dos heartists, que são incentivados a desafiar o status quo e a buscar formas inovadoras de oferecer experiências autênticas aos hóspedes.

Já o segundo pilar, Hospitalidade responsável, reflete o compromisso de garantir que cada estada represente uma contribuição positiva para a sociedade e o meio ambiente, consolidando o desejo da empresa em estabelecer padrões éticos e sustentáveis para a indústria da hospitalidade.

O terceiro pilar, Conectando culturas, destaca o empenho em promover a diversidade e transformar cada interação com hóspedes em uma experiência intercultural, valorizando e preservando identidades locais.

Por fim, o quarto pilar, Cuidado com as pessoas, reforça o compromisso com o bem-estar dos funcionários e hóspedes, promovendo uma cultura de empatia, oportunidades justas e inclusão dentro do grupo. A Accor destaca que esse foco também inclui a criação de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, promovendo uma verdadeira ascensão social por meio da hospitalidade.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor