live- arquitetura e designDebatedores também falaram a respeito de aumento de custos com as mudanças

Em fase de transformações, a hotelaria vem se adequando ao novo momento do mercado. Com a implementação de protocolos de segurança e medidas de distanciamento social, áreas comuns e acomodações estão sendo redesenhadas. Em live promovida hoje (8), pelo Hotelier News em parceria com o Grupo R1, designers e hoteleiros debateram as necessidades de adaptações de projetos e layout de ambientes.

Transmitido pelo canal do Hotelier News no YouTube, o bate-papo contou com a moderação de Jeferson Munhoz (HotelCare e Escola para Resultados) e Vinicius Medeiros (Hotelier News). Três profissionais especialistas no assunto contribuíram com suas visões de mercado e experiência: Angelo Derenze (Shopping D&D), Lauro Andrade (Design Week) e Paulo Mancio (Accor).

Munhoz introduziu o assunto relembrando que, na época da Gripe Espanhola, residências também passaram por modificações como forma de facilitar a limpeza. “Acredito que este seja um tema de muita relevância daqui pra frente e pode impactar a realidade da oferta hoteleira no Brasil e no mundo”, inicia.

Como tema de aquecimento, os debatedores articularam sobre quais materiais serão os mais procurados no desenvolvimento de projetos hoteleiros no pós-pandemia. Com a limpeza como principal ponto de atenção de proprietários e hóspedes, superfícies de fácil higienização terão destaque no novo normal. “Nosso trabalho é dar confiança e acredito que porcelanatos e cerâmicas serão muito procurados nas construções como um todo”, comenta Angelo Derenze, diretor geral do Shopping D&D.

Paulo Mancio, vice-presidente de Design e Construção da Accor, ressaltou que mesmo antes da pandemia, a rede já utilizava pisos bactericidas em algumas áreas de suas unidades. “Os materiais por si só não resolvem, os projetos também precisam mudar em alguns detalhes. O cobre é um elemento nobre e caro, é bactericida. Na Accor, pisos com esse tipo de tecnologia já vinham sendo utilizados nos restaurantes e cozinhas e agora levaremos esse material para outros ambientes”, salienta. Ele ainda destacou que nem todas as superfícies são apropriadas para a higienização com produtos recomendados, podendo prejudicar o material.

Para Lauro Andrade, fundador e CEO da DW! Design Weekend, o design e a arquitetura não são conceitos puramente estéticos, mas atuam também como solucionadores de problemas. “Cada caso é um caso. O design pode ser uma ferramenta multidisciplinar que reúne o projeto, saúde e operação hoteleira. Chamem esses profissionais para encontrar uma alternativa adequada para sua realidade”.

Live: adaptações e mudanças

Layouts de áreas comuns já vem sendo modificados devido ao distanciamento social recomendado, mas ainda pode atuar como um espaço de integração. “Todo local que seja de interação entre clientes e colaboradores deve passar por mudanças e adaptações, deixando da forma mais protetiva possível, com pouco contato. Estamos desenhando isso de acordo com os nosso protocolos”, explica Mancio.

“Os projetos serão aperfeiçoados. No caso dos escritórios, por exemplo, cada arquiteto viu a solução de uma maneira diferente. O hotel precisa passar a mesma segurança que as pessoas têm em suas casas”, analisa Derenze.

Sobre o aumento de custos com adaptações, Andrade afirma que não há necessidade de obras, mas sim de readequações dos espaços. “O impacto nos projetos foi imediato de uma maneira geral. Alguns pontos de mudanças e diagramação de fluxos de acordo com os protocolos são mais relevantes como: sinalização e orientação de distâncias e capacidade; reorganizar layouts; separação de espaços; criação de barreiras físicas; áreas de descontaminação; mobiliário entre outros”.

Para assistir a transmissão na íntegra basta acessar o link.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito da imagem: reprodução da internet