sexta-feira, 5/setembro
InícioNEGÓCIOSShort-term RentalAirbnb dá novos passos para ingresso em experiências

Airbnb dá novos passos para ingresso em experiências

O lançamento da plataforma de experiências do Airbnb segue envolto em muitos segredos. Porém, ao que tudo indica, a empresa de short-term rental está dando novos passos para colocar o produto para rodar.

Segundo informado pelo Phocuswire, em uma postagem patrocinada na terça-feira no boletim informativo por e-mail da marca de mídia e eventos de passeios e atividades Arival, a companhia pediu que operadores, guias e provedores de experiências preenchessem um formulário mostrando seu interesse em serem listados na plataforma.

A empresa também descreveu novos recursos que farão parte de seu produto Experiences, incluindo integrações de API, a capacidade de ter coanfitriões e gerenciamento de equipe e criação simplificada de listagens.

A postagem disse que o Airbnb está recebendo guias turísticos licenciados e experiências baseadas em atrações, mas os critérios incluem um tamanho máximo de grupo de 15 pessoas e as experiências devem ser totalmente guiadas.

A expectativa é que o Airbnb revele todos os detalhes do seu novo produto Experiences no evento “Summer Release” em maio, mas a empresa vem dando pistas há vários meses.

O que se sabe até agora

Durante a teleconferência sobre os resultados do quarto trimestre e do ano de 2024 da empresa, em fevereiro , o cofundador e CEO do Airbnb, Brian Chesky, respondeu a uma pergunta sobre se o relançamento do Experiences resolveria alguns dos problemas que ele teve no passado.

“Na primeira vez, não acho que integramos as experiências muito bem aos produtos”, disse Chesky, acrescentando que se um usuário visitar o site ou aplicativo do Airbnb, será “muito difícil” encontrá-lo. “A segunda coisa é que quando você encontra as experiências, não acho que elas foram comercializadas de forma tão convincente quanto poderiam”, continuou.

“Terceiro, não houve realmente muitas integrações com mídias sociais. E quarto, acho que estamos repensando completamente o tipo de fornecimento que teremos. Acho que será realmente, realmente convincente. E quinto, não comercializamos muito isso”, finalizou o CEO.

E em novembro passado, ao compartilhar os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024 da empresa com analistas, Chesky falou sobre as expectativas sobre o produto. “As experiências serão, eu acho, uma das muitas novas ofertas que podem aumentar a frequência, que podem fazer o Airbnb passar de um aplicativo anual para um aplicativo de uso mensal, ou mesmo para algumas pessoas, um aplicativo de uso semanal”.

Embora mais detalhes não venham até maio, a empresa recentemente nomeou os fundadores da Walks e ex-CEO Stephen Oddo como um “consultor” da empresa, e publicou vários empregos nos últimos meses relacionados ao seu negócio de experiências.

A página de carreiras do Airbnb lista atualmente a posição de “gerente sênior de Mercado, Experiências” em várias cidades ao redor do mundo, como Roma, Barcelona, ​​Chicago, Berlim e Rio de Janeiro. E o cargo de “gerente sênior Experiences sourcing – EMEA” explica que a função é “responsável por pesquisar, selecionar, obter e adquirir experiências de alta qualidade e sob demanda para a plataforma Airbnb”.

Quando perguntado sobre o futuro do negócio de Experiências em janeiro, um porta-voz do Airbnb forneceu uma declaração por e-mail. “Estamos avaliando regularmente novas ofertas em todo o negócio e continuamos a pesquisar maneiras de aprimorar o Airbnb para nossos hóspedes e anfitriões. Estamos animados com o futuro do Airbnb e ansiosos para compartilhar mais em breve.”

Na quarta-feira, o Airbnb se recusou a comentar os detalhes compartilhados na postagem patrocinada pela Arival.

Chesky tem falado abertamente sobre o relançamento do produto há meses. Na teleconferência de resultados do segundo trimestre de 2024, ele anunciou que o Airbnb relançaria o Experiences meses depois de ter retirado milhares de experiências da lista após lançar seu programa Icons, focado na cultura pop, que desde então trouxe muitos novos usuários para a plataforma.

Pouco tempo depois, em setembro, a empresa abriu sua plataforma para novos anúncios de experiências e, no final do mês, Chesky falou sobre seus objetivos de expandir o Airbnb para além de estadias. “Por que o Airbnb ofereceria apenas casas? Por que não poderíamos oferecer significativamente mais coisas? E esse é o futuro desta empresa”, disse ele.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Airbnb