Com lucro líquido de US$ 154 milhões no primeiro trimestre, o Airbnb, enfim, relançou seu braço de experiências. O anúncio seguia envolto por muitos segredos nos últimos meses, mas ontem (13), Brian Chesky, CEO da empresa, apresentou a ferramenta juntamente com outras novidades, segundo informado pelo Phocuswire.
Muito aguardado pelo mercado, o relançamento do Experiences veio com a apresentação do Airbnb Services, além de um novo aplicativo móvel. As novidades fazem parte do plano da empresa de investir até US$ 250 milhões em novas linhas de negócios este ano.
“Há 17 anos, mudamos a forma como as pessoas viajam. Mais de 2 bilhões de hóspedes depois, o Airbnb é sinônimo de um lugar para ficar”, disse Chesky. “Com o lançamento de serviços e experiências, estamos mudando as viagens novamente. Agora você pode usar o Airbnb mais do que um Airbnb”, completou.
Chesky disse que acredita que os viajantes geralmente escolhem hotéis pelos serviços que oferecem. Agora, a plataforma agrega esse diferencial aos seus imóveis. “Estamos oferecendo a você o melhor dos dois mundos: casas incríveis com serviços que as tornam ainda mais especiais.”
E o novo app é a ligação entre todos esses elementos. “Para conseguir isso, tivemos que basicamente reconstruir a empresa do zero”, revelou Chesky no evento de relançamento. “Tivemos que reconstruir nossa tecnologia do zero, começando pela pilha tecnológica. Tivemos que reescrever nosso aplicativo. Tivemos que repensar como fazemos marketing. Tivemos que criar departamentos inteiramente novos. Tivemos que repensar como recrutamos e trabalhamos com nossos anfitriões para unir tudo isso. Foi um esforço enorme”, destacou.
Airbnb Services
O Airbnb Services permite que as propriedades em seu site ofereçam aos hóspedes os serviços complementares durante a hospedagem, semelhantes às comodidades encontradas em hotéis.
E a estratégia da empresa vai além dos hóspedes: esses serviços podem ser reservados para serem oferecidos como parte de uma estada no Airbnb ou separadamente. A companhia afirmou que os provedores de serviços têm em média 10 anos de experiência e passaram pelo processo de verificação de identidade da plataforma.
A empresa também observou que muitos anfitriões de serviços são “renomados em suas áreas”, incluindo chefs de restaurantes com estrelas Michelin e instrutores de elite.
Airbnb Experiences
A saga do Airbnb Experiences começou há quase uma década, com a empresa fazendo alguns movimentos controversos nos últimos anos. Após meses de especulação sobre um relançamento e discussões contínuas sobre a categoria de experiências no setor de viagens, a plataforma descreveu oficialmente o que está por vir.
Em sua versão relançada, o Airbnb anunciou que oferecerá “uma maneira mais autêntica de vivenciar uma cidade” por meio de ofertas “hospedadas por moradores locais que conhecem a cidade melhor”. O serviço estará disponível para qualquer pessoa que use o aplicativo, independentemente de ter reservado um Airbnb. As experiências estarão disponíveis inicialmente em 650 cidades.
“As atividades de viagem de hoje não oferecem nenhuma conexão real com a cidade que você está visitando”, disse Chesky. “A maneira mais autêntica de explorar uma cidade é com os moradores locais que a conhecem melhor. Com o Airbnb Experiences, não se limite a ver um lugar — vivencie-o.”
O Airbnb oferecerá uma ampla variedade de experiências, incluindo opções para visitar pontos turísticos e museus, oportunidades para passeios gastronômicos e aulas de culinária, além de experiências ao ar livre e com a vida selvagem, entre outras.
O Airbnb afirmou que suas experiências são avaliadas quanto à qualidade em um processo contínuo e são projetadas para serem sociais. Os viajantes poderão ver quem mais reservou uma experiência e enviar mensagens para grupos de participantes e participantes individuais.
A empresa acrescentou que em algumas cidades também lançará o Airbnb Originals, que descreveu como “experiências extraordinárias oferecidas pelas pessoas mais interessantes do mundo”.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Airbnb