O Airbnb teve um 2024 movimentado. Após pausar o desenvolvimento de novas formas de hospedagem e experiências em 2023, a empresa retomou estes conceitos com força total em setembro. Agora, a companhia discute internamente como expandir ainda mais seu modelo principal de atuação. Este e outros assuntos foram abordados no Phocuswright Conference 2024.
Para Dave Stephenson, diretor de Negócios do Airbnb, a empresa vive um bom momento, mas com muitos desafios. Um deles, segundo ele, tem sido ajudar destinos a compreenderem os benefícios da regulamentação do short-term rental. Além disso, outros assuntos importantes são personalização, inteligência artificial e trabalhar a fidelidade do usuário.
Uma das boas atuações da empresa é a iniciativa Icon, com a qual o Airbnb coletou, desde o lançamento, mais dados sobre seus clientes. A ideia, segundo o executivo, esbarra justamente na questão da personalização, um dos focos da gigante dos meios de hospedagem. De forma prática, foi possível entender melhor as preferências dos viajantes em relação aos destinos e atividades.
Para além do que tange o conceito de trabalho do Airbnb e o movimento de mudança, números também comprovam o bom momento. Em novembro, o relatório do terceiro trimestre deste ano apontou receita de US$ 3,7 bilhões, com alta de 10% ante mesmo período em 2023.
Tecnologia
Stephenson também discutiu aquisições como a GamePlanner e como essas tecnologias e conhecimentos em inteligência artificial moldarão o futuro da plataforma. Ele compartilhou exemplos de uso de IA e como o Airbnb integrou o ChatGPT à sua plataforma.
Ele expressou que não acredita que chatbots serão a principal interface de busca no futuro. Brian Chesky, CEO do Airbnb, já está explorando novas formas de reimaginar a busca e descoberta dentro da plataforma.
“Estamos avançando significativamente para criar algo inovador para o Airbnb. As ferramentas atuais que utilizam chat para planejamento de viagens não atendem aos nossos critérios de design”, afirma Stephenson.
(*) Crédito da foto: Reprodução/Phocuswire