';

"Novas fases, muitas mudanças e novidades para vocês!"

Vinicius Medeiros
Editor-Chefe
Cursos
icone de um computador com um LMS (learn management system)
Confira nossos cursos

Alagev divulga manifesto para ajudar na redução dos impactos do coronavírus

Por Redação 24 de março de 2020

Alagev - manifesto coronavírus_ Eduardo MuradTexto é assinado pelos três principais executivos da entidade, caso de Murad

Resiliência. Na visão da Alagev (Associação Latino America de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), essa é a palavra-chave para o momento atual. Pensando nisso, e visando amenizar as preocupações que rodeiam o profissional da área, a entidade preparou um manifesto, que traz ainda um manual de boas práticas.

Assinado por Rodrigo Cezar, Eduardo Murad e Giovana Jannuzzelli, presidente, diretor-executivo e gerente-executiva, respectivamente, da Alagev, o documento fala em união e aponta caminhos. “É tempo, também, de nos unirmos, olharmos o nosso mercado e a nossa cadeia e nos transformarmos em agentes de mudança. Para isso, precisamos criar protocolos que sejam, de imediato, colocados em prática”, diz o texto, divulgado ontem (23).

O manifesto é mais uma ação da entidade em meio ao impacto do coronavírus no mercado de turismo. Antes, a Alagev havia divulgado levantamento sobre como a covid-19 está afetando o mercado.

Alagev: boas práticas

O primeiro passo é evitar cancelamentos. Sempre que possível remarcar serviços de viagens, hospedagens e eventos, entre outros. Desta forma, é possível manter o mercado ativo, sem grandes prejuízos, diz o comunicado. Do mesmo jeito, é importante não cancelar contratos com fornecedores. “Seja empático e negocie, sempre considerando que os dois lados estão sendo impactados nesse momento. Empatia!” 

As boas relações são importantes para momentos de crise. Diálogo deve ser a base entre parceiro de negócios, entendendo contratos e evitando ameaças e desgastes na relação. A flexibilização de pagamentos é uma ação importante para cadeia nesse momento, diz a Alagev no documento. 

Momentos de crise também são boas oportunidades para crescimento de novos modelos de negócio. E outra ferramenta fundamental para o momento é a comunicação, tanto presente dentro da empresa, quanto no mundo digital: “Mostre o que sua empresa está fazendo. É hora de compartilhar as boas práticas! Sua ideia pode ajudar outro player da indústria, mesmo que não seja do mesmo segmento”.

O momento também é de manter os pés no chão e pensar de forma estratégia: “Crie ou participe de comitês de crise e de recuperação. Se faz necessário uma reavaliação de todos os lados. A prevenção e a contenção do novo coronavírus é uma realidade dura e indispensável. Mas cabe a nós minimizarmos os desdobramentos negativos que a pandemia ainda trará”.

(*) Crédito da capa: jarmoluk/Pixabay

(**) Crédito da foto: Arquivo HN