Nos últimos meses, a Alagev (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas) vem promovendo iniciativas que fomentem o retorno do setor. A entidade lançou em maio o Velocímetro, plataforma colaborativa que mede as demandas do mercado e um playbook voltado a gestores de viagens corporativas. Agora, a associação dá mais um passo com o anúncio do Alagev Checked, selo de reconhecimento para players que cumprirem os protocolos sanitários recomendados.

A novidade surgiu após um levantamento apontar que 53% dos gestores de viagens entrevistados revelarem que já receberam algum tipo de reclamação por parte dos viajantes sobre o não cumprimento dos protocolos dos fornecedores. A auditoria será concedida a hotéis, eventos, empresas de logística terrestre e aérea que seguirem os requisitos e recomendações definidos pelo MTur (Ministério do Turismo) e/ou tenham medidas próprias.

Vale ressaltar que o Alagev Checked não se trata de uma certificação, mas sim de uma auditoria independente realizada de forma isenta por profissionais atuantes no segmento de viagens e eventos corporativos.

Alagev: como funciona

As visitas acontecem de forma não identificada, ou seja, os profissionais utilizam a dinâmica de cliente oculto para, de forma sigilosa, responder ao questionário que checa mais de 70 pontos pertinentes aos protocolos de saúde e segurança estabelecidos para o retorno das atividades nesse período de pandemia. Ao final da visita, o fornecedor recebe um relatório detalhado com informações sobre os itens avaliados e, se for o caso, as observações de melhorias necessárias. O relatório também traz o embasamento para a liberação do selo Alagev Checked.

Eduardo Murad, diretor executivo da entidade, reforça o papel da associação frente ao estímulo e reconhecimento de boas práticas. “A partir da pesquisa que aplicamos, identificamos que 97% dos gestores de viagens se sentiriam mais seguros para indicar hotéis, companhias aéreas e outros fornecedores para seus programas de viagens que estejam com os protocolos de sanitização validados por uma entidade autônoma como a nossa. O selo Alagev Checked traz mais transparência para as relações, fortalece toda a indústria e dá mais subsídios para as empresas clientes formularem suas políticas de viagens baseadas em protocolos e não só vacina”, diz.

Importante destacar que o selo é uma checagem feita por empreendimento e/ou operação. Ou seja, em caso de marca em cadeia, cada operação deverá receber a visita de um profissional que validará os protocolos estabelecidos. O cronograma de auditoria é desenvolvido a partir do calendário de abertura dos mercados e liberação das atividades.

(*) Crédito da foto: KlausHaussman/Pixabay