Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB
(foto: divulgação / Mapa Comunicação)

Invariavelmente, no final da hospedagem num hotel curitibano, o cliente ouvirá do recepcionista alguns dizeres sobre uma contribuição voluntária em prol da cadeia turística da cidade. Com mais atenção, esse mesmo cliente pode compreender que o assunto em questão é o chamado Room Tax, que nada mais é que uma prática adotada em hotéis de todo o mundo para geração de recursos a serem investidos em ações promocionais de um destino e em melhorias para turistas. Geralmente, a verba angariada com isso revertida e administrada pelo conventioun bureau da cidade, assim como acontece na capital paranaense. Ali a associação não só administra, como também incentiva a contribuição e alinha meios de devolver o tributo em facilidades para as pessoas hospedadas.

Numa recente conversa com Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB (Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau), foi possível constatar que tipo de benefícios e ações os recursos recolhidos pelo Room Tax podem gerar. "Atualmente temos alguns produtos e iniciativas que foram financiados com o que conseguimos por meio das doações", comenta a diretora. Dentre os frutos já existentes estão ferramentas digitais como um aplicativo feito especialmente para turistas de passagem pela cidade, alguns totens de informações que ficam nos lobbys dos hotéis associados, um portal de notícias, calendários e rodadas de negócios.

Todas ações disponibilizadas para hóspedes da cidade mas nenhuma tão tangível como o mais recente benefício disponibilizado pelo convention, o Leva & Traz, que é um serviço de transporte gratuito disponibilizado para os hóspedes dos empreendimentos afiliados e que os leva para conhecer pontos específicos da cidade.

"É um serviço que está disponível desde 2012 e que já tem boa aceitação junto aos usuários", considera. A utilização do transporte pode ser feita por meio de reservas na recepção do hotel ou pelo site do convention.

A boa aceitação da contribuição, segundo Tatiana, pode ser atribuída ao trabalho de conscientização que a entidade vem fazendo nos últimos anos. Regularmente há alguns encontros que tem o Room Tax como tema principal e frequentemente a equipe do bureau visita os hotéis para oferecer o auxílio necessário na argumentação junto aos hóspedes.

"O trabalho básico que fazemos é tentar fazer compreender que o papel do convention é buscar o melhor para todos, tranzendo o máximo de eventos e convenções para a cidade", resume. 

Além dos encontros para tratar das contribuições, o CCVB também realiza encontros com líderes de empresas associadas e eventos de capacitação.

Serviço
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