Anac - malha aérea abrilNova malha aérea é 91,6% inferior àquela que normalmente é operada

Na sexta-feira (27), a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou a malha aérea essencial, que continuará a funcionar no país durante a crise do coronavírus. Ao todo, serão 1.241 voos domésticos semanais, circulando entre as 26 capitais e o Distrito Federal. Também estão inclusos outros 19 destinos nas operações. Vale destacar que as rotas internacionais foram paralisadas pelas principais companhias aéreas do país.

O cronograma, a priori, será mantido até o fim de abril. Ao todo, segundo a agência, contempla 723 voos na região Sudeste, 155 na Sul, 153 no Nordeste, 135 no Centro-Oeste e 75 no Norte. Desde o aumento dos efeitos do coronavírus no país, várias empresas aéreas reduziram suas malhas em função da baixa demanda. As três maiores (Gol, Latam e Azul) anunciaram medidas neste sentido, além de companhias regionais

Anac: baixa demanda

A nova malha anunciada pela Anac é 91,6% inferior àquela que normalmente é operada, quando comparada a igual período de 2019. No ano passado, as empresas registravam frequências de 14.781 por semana. Com o novo planejamento, também há queda na quantidade de destinos atendidos, de 106 para 46, registrando diminuição de 56%. 

“As empresas aéreas estão fazendo um esforço conjunto para manter o país conectado e não deixar nenhum estado brasileiro sem atendimento. As companhias vão continuar queimando dezenas de milhões de reais de caixa, pois mesmo com a redução da malha a ocupação das aeronaves continuará baixa. Por isso, o setor necessita que sejam disponibilizadas linhas de crédito para que as empresas possam suportar os próximos meses”, diz Eduardo Sanovicz, presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

(*) Crédito da foto: TobiasRehbein/Pixabay