Após quase 20 anos dedicada ao hotel, Andrea Natal deixará o comando do Belmond Copacabana Palace, que celebrou 95 anos em 2018. Andrea era também a principal liderança da Belmond no Brasil. No país, a rede de luxo britânica também é proprietária do Belmond Hotel das Cataratas, localizado em Foz da Iguaçu (PR). Ela fica no cargo até o final do mês, em um acordo costurado com Laurent Carrasset, vice-presidente Latam da Belmond.

A informação foi divulgada originalmente pelo jornal O Globo. Ao jornal carioca, Andrea não só confirmou sua saída, como agradeceu bastante o período que passou no Copa. “A minha história e a do Copa se fundem de um jeito muito especial. E sou grata a cada um dos funcionários que viveram essa trajetória comigo, ao longo dos meus 25 anos de total dedicação”, disse.

No cargo desde 2012, Andrea substituiu Philip Carruthers no comando do tradicional empreendimento carioca. Carruthers, por sinal, ficou 23 anos à frente do Copa, assumindo a liderança logo após a compra do hotel – então pertencente à família Guinle – pelo grupo Orient-Express. Em 2018, a Belmond foi adquirida pelo grupo de luxo LVMH, dona da marca Louis Vuitton, em uma transação que movimentou US$ 3,2 bilhões.

Andrea Natal: trajetória

Em função da pandemia, o Belmond Copacabana Palace ficou com operações temporariamente paralisadas de 10 de abril a 10 de agosto. Foi a primeira vez na história quase centenária da propriedade que o Copa ficou de portas fechadas. No período, apenas dois “hóspedes” permaneceram em suas dependências: o cantor e compositor Jorge Ben Jor e a própria Andrea, que morava no hotel desde 2002.

Natural de Petrópolis (RJ), Andrea construiu toda sua carreira no Copacabana Palace. A executiva assumiu em 2002 como gerente residente e foi subindo de posição até assumir como gerente geral em 2008. Em 2012, veio a ascensão definitiva, quando passou a ocupar o cargo outrora de Carruthers.

Em sua gestão, Andrea conduziu uma renovação dupla do hotel, inaugurado em 1923. Afora as melhorias estruturais, a executiva alterou por completo a área de Eventos do hotel. O tradicional baile de Carnaval do empreendimento, por exemplo, foi repaginado, assim como a festa de Réveillon, que se consolidou como a mais concorrida da Cidade Maravilhosa. Ainda não há informações de seu novo destino profissional e muito menos quem será o substituto.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Belmond