A TOTVS iniciou hoje (25), em Angra dos Reis (RJ), a perna fluminense do Roadshow TOTVS Hotelaria 2023. Tecnologia, inovação e marketing digital, além de dados do setor, foram os conteúdos levados aos hoteleiros presentes no encontro, encerrado agora há pouco no Angra Beach Hotel. Amanhã (26), o tour segue para Paraty (RJ), também na região da Costa Verde do Rio de Janeiro (inscrições gratuitas aqui).

Diferentemente da última parada do roadshow da TOTVS em Goiás, um time de especialistas levou conteúdo para os hoteleiros participantes. Além do nosso editor-chefe Vinicius Medeiros, palestraram no evento Thais Abreu, gerente de Soluções de Negócios da TOTVS; Douglas Pires, head Comercial da Letsbook; e Isabella Ferreira, cofundadora da agência Cocrio, especializada em marketing digital.

Medeiros iniciou os trabalhos apresentando um balanço do primeiro semestre de 2023, passando alguns insights do que está por vir nos últimos seis meses do ano. “O mercado já mostra uma desaceleração frente ao ano passado, mas é importante citar que a demanda segue em bom nível, lembrando que o ano passado representa uma base de comparação elevada”, destacou.

O editor-chefe destacou alguns insights e reflexões para os hoteleiros presentes:

  • Aproveitar os feriados (alta demanda) para maximizar preços e passar pelos períodos de baixa com maior tranquilidade.
  • Fundamental não baixar a tarifa se a demanda não vier como esperado.
  • A busca pela melhoria de eficiência operacional não pode parar.
  • Neste sentido, tecnologia é investimento, em vez de custo.

Para finalizar, Medeiros apresentou dados do estudo Orçamentos Hoteleiros, que é uma parceria do Hotelier News com a Noctua Advisory. Apresentado durante o Hotel Trends Orçamentos, a pesquisa ouviu mais de 400 hotéis em todo o país e, entre outras informações, traz um termômetro da expectativa da indústria de hospitalidade para a performance da hotelaria nacional no ano que vem.

“No geral, com o fim da demanda reprimida, os hoteleiros terão que suar um pouco mais para crescer o faturamento no ano que vem, até porque o sarrafo estará mais alto. Ainda assim, há espaço para crescer a diária média em várias praças, umas mais, outras menos, sempre mirando os poços históricos do setor”, comentou. “Foco na eficiência operacional e na experiência do cliente, assim como atenção aos custos, seguem sendo pontos de atenção para toda indústria”, completa.

Digital

As duas palestras seguintes tiveram foco completo no ambiente digital. Enquanto a sócia da Cocrio focou na importância estratégica das redes sociais para atrair hóspedes. “Falam que o Facebook morreu, mas a base de clientes no Brasil é muito grande, são milhões de pessoas que podem conhecer seu hotel por lá”, comentou Isabella.  

Já Douglas Pires, da Letsbook, deu ênfase ao mundo do e-commerce. E, em meio a esse ambiente comercial que ganha mais e mais espaço no turismo e hotelaria, o executivo mostrou como entender a jornada de compra do cliente é vital para criar uma experiência personalizada para o consumidor. Para tal, ele mostrou alguns dados recentes da Comscore.

  • 78% dos consumidores afirmam comprar online uma ou mais vezes por mês.
  • 78 milhões de unique visitors mensais em páginas de turismo no Brasil.
  • 67% mais engajamento frente a 2022.

“Olhando a jornada do consumidor, é vital você entregar uma experiência digital boa, sem fricção. Más experiências digitais resultam em até 8% de receita perdida”, disse Pires. “Agora, como ter um nível de experiência que faça sentido ao usuário? Use os dados. Eles são guias vitais para dar insights importantes para interagir mais e melhor com os clientes”, acrescenta.

Business Performance

Para finalizar a noite, Thaís apresentou o modelo de business performance desenvolvido pela TOTVS ao lado de parceiros como Letsbook, RD Station e Tribuzana. A gerente da TOTVS relembrou os custos de aquisição de um novo cliente contra a fidelização de hóspedes que já estiverem nos hotéis. “É mais caro trazer quem você não conhece. Quando falamos de novos clientes, eles podem chegar por diferentes caminhos, como OTAs, motor de reservas ou canais diretos”.

A empresa de tecnologia brasileira passou a oferecer um conjunto de soluções tecnológicas. “Os hotéis precisam entender que é importante ter uma estratégia de distribuição e RM, equilibrando o tarifário para que o cliente seja atraído para o melhor canal para você”.

Thaís pontuou que o setor hoteleiro brasileiro ainda enxerga soluções tecnológicas como custos e não investimentos, muitas vezes ficando à mercê de canais terceirizados, como as OTAs. “Quando o hóspede chega via OTA e o hotel não possui uma estratégia de fidelização, esse consumidor torna-se fiel ao terceirizado. O e-commerce tem um marketing muito adequado, caso você tenha um plano para direcionar para o canal direto”.

Parceiros TOTVS no Business Performance:

  • Letsbook: motor de reservas + CRM + central de reservas
  • RD Station: automação de marketing
  • Tribuzana: agência marketing focada em hotéis

O Hotel Innovation Talk conta com o apoio e patrocínio da Intel.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News