Marcada para acontecer entre os dias 8 e 10 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo, a 6ª edição da Anuga Select Brazil é uma importante ponte entre o setor hoteleiro e fornecedores de food service. A feira, organizada pela Koelnmesse Brasil, contará com expositores e associações do segmento voltados para atender às demandas de meios de hospedagem.
Segundo Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil, o segmento de A&B (Alimentos & Bebidas) tem se consolidado como um diferencial competitivo na experiência dos hóspedes. E a Anuga Select Brazil vem acompanhando essa tendência de perto.
“Hoje, uma parcela significativa dos expositores e associações de classe como ABIS (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) e Abrasel-SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) está voltada para atender demandas do setor hoteleiro, oferecendo soluções inovadoras, ingredientes premium e produtos alinhados às tendências de consumo, como alimentos saudáveis, plant-based e gourmet”, explica o executivo.
De acordo com Piatetzky, com o crescimento da feira, o aumento de expositores e a maior presença internacional, há uma ampliação das oportunidades de negócios para redes hoteleiras, permitindo acesso a fornecedores de ponta e parcerias estratégicas que impulsionam a qualidade dos serviços de A&B nos hotéis.
As parcerias da Anuga Select Brazil com associações do food service possibilitam um alinhamento estratégico entre fornecedores e o setor hoteleiro, promovendo acesso a produtos de alta qualidade, inovações gastronômicas e condições comerciais diferenciadas. “Essas conexões facilitam a negociação direta com fabricantes e distribuidores, otimizando custos e garantindo um portfólio diversificado de alimentos e bebidas para redes hoteleiras”, salienta Piatetzky.
Em 2025, a Anuga Select Brazil espera um crescimento expressivo de visitantes e expositores internacionais. A projeção é de mais de 510 marcas expositoras nesta edição, que ocuparão 14 mil metros quadrados (m²) do Pavilhão 1 do Distrito Anhembi, e 16 mil visitantes esperados dos mais diferentes segmentos da indústria.
“Com um aumento expressivo no número de expositores internacionais e nacionais, o evento se consolida como um ponto de encontro essencial para que hotéis acessem fornecedores de destaque no mercado global e se mantenham competitivos no setor”, pontua o executivo.

Rodadas de negócios
Um dos pontos altos do evento são as rodadas de negócios, são reuniões comerciais promovidas pela Anuga Select Brazil, com compradores convidados pela Koelnmesse, organizadas pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e pela APEX-BRASIL, com compradores internacionais.
“Na edição de 2024, promovemos 2,3 mil reuniões com 52 compradores nacionais e internacionais, sendo 67% supermercados, 21% importador/distribuidor e 12% hotel/resort e restaurantes, totalizando R$ 62 milhões em negócios gerados”, revela Piatetzky.
Com o crescimento da feira e o recorde esperado para 2025, a expectativa é ampliar ainda mais as oportunidades, conectando hotéis e fornecedores estratégicos para fortalecer a cadeia de abastecimento de alimentos e bebidas.
“Investimos bastante na internacionalização do evento, com campanhas direcionadas para atrair expositores e visitantes estrangeiros. A participação em feiras internacionais, parcerias com câmaras de comércio e rodadas globais de negócios foram algumas das estratégias adotadas”, diz o executivo.
Os esforços já mostram resultados concretos com a participação neste ano de 38 países expositores e 17 pavilhões internacionais. “Isso fortalece o setor no Brasil ao trazer novas tendências, estimular a competitividade e gerar oportunidades de exportação para a indústria nacional”, pontua Piatetzky.
Novas tendências
Este ano, a Anuga Select Brazil traz novos espaços e experiências para o público. Para desenvolver esses ambientes, Piatetzky afirma que a Koelnmesse acompanha tendências do setor alimentício e de food service, seguindo o mesmo padrão de qualidade da marca global apresentada na Anuga Colônia, realizada há mais de um século na Alemanha.
“Para se ter uma ideia da dimensão desta feira na Alemanha, são mais de 8 mil expositores de 150 países e visitantes de 200 nações. Ali, conhecemos o que há de mais moderno no setor. Esse intercâmbio ajuda muito e está aliado a um trabalho com os 120 escritórios da Koelnmesse espalhados pelo globo com intuito de atrair empresas no Brasil”, explica.
Além disso, o evento mantém um diálogo constante com expositores, associações do setor e profissionais da indústria para entender suas necessidades e antecipar demandas.
“O crescimento da Anuga Select Brazil reflete esse cuidado: em 2024, o evento contou com 500 marcas expositoras, 25 pavilhões internacionais, 16 nacionais e atraiu mais de 15 mil visitantes qualificados. Para 2025, espera-se mais de 510 marcas expositoras, vindas de 38 países, ocupando 14 mil m², onde estarão 17 pavilhões internacionais e 20 nacionais, e 16 mil visitantes. Esse avanço reforça a importância do evento como um catalisador de tendências e oportunidades de negócios”, finaliza.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Anuga Select Brazil