Abrindo o segundo dia de palestras da Anuga Select Brazil 2025, iniciada ontem (8), o painel Abmapro Marca Própria: você precisa fazer parte deste negócio trouxe à tona um tema estratégico para o setor de A&B (Alimentos & Bebidas): a força das marcas próprias.
A apresentação foi conduzida por Neide Montesano, presidente da Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias), que destacou logo no início que a principal missão da entidade é aproximar marcas e fornecedores na criação de produtos exclusivos.
“Trabalhamos com três grupos de atuação, voltados a oferecer suporte aos associados no desenvolvimento de marcas próprias e na interlocução com órgãos reguladores, tanto nacionais, quanto internacionais”, explicou a executiva.
Estratégia e fidelização
De acordo com Neide, a construção de uma marca própria sólida depende da relação entre quem detém a marca, os fornecedores e, principalmente, o consumidor final. “Marcas próprias fidelizam. É isso que devemos compreender e explorar”, pontuou.

Ela reforçou que, com uma estratégia bem estruturada, é possível entregar mais qualidade ao cliente. Para isso, é fundamental um planejamento cuidadoso e o acompanhamento constante dos fornecedores envolvidos.
Durante a apresentação na Anuga Select Brazil 2025, a presidente da Abmapro ressaltou ainda que, apenas no segmento de alimentação, as marcas próprias já movimentam cerca de R$ 40 bilhões por ano — um dado que revela oportunidades importantes para o setor de A&B na hotelaria.
Hotelaria pode aproveitar o modelo
Com o avanço da personalização na experiência dos hóspedes e a valorização da autenticidade, a adoção de produtos com marca própria pode representar uma oportunidade para os hotéis se diferenciarem, reforçarem seu posicionamento e criarem vínculos mais fortes com seus públicos. Seja no café da manhã, amenities ou linhas exclusivas de produtos regionais, a estratégia pode ser uma aliada na fidelização e na entrega de valor agregado.
(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News