Bruno Fisbhen: A importância da Comunicação Interna nos Hotéis

Fisbhen trabalha no Turismo há quase 10 anos

Quando se fala em melhorar os resultados de um Hotel, normalmente as ações e os esforços são direcionados para os temas: Vendas Corporativas, Eventos, Marketing Digital, Canais de distribuição, Pacotes promocionais etc. 

Não que esses e outros assuntos não sejam extremamente importantes e relevantes para aumentar diretamente as vendas do Hotel. Aliás, são os temas mais intuitivos quando se quer aumentar receita do Hotel. 

Porém, um outro tema muito pouco explorado dentro dos Hotéis, mas que pode fazer uma enorme diferença nos resultados, é a Comunicação Interna. 

Comunicação Interna?

Sim, Comunicação Interna!

Mas não aquela básica, a mesma que se faz há 20 anos ... que é mandar Comunicados para os colaboradores. 

Isso não é Comunicação Interna, isso é Informação interna.
Isso é o básico.

Comunicação Interna de verdade, Comunicação Interna 2.0, em 2019, é aquela orientada a resultados, é aquela que faz as informações e os conhecimentos circularem entre as áreas de forma simples e rápida, com o objetivo de aumentar a produtividade de todos. 

Já pensou nisso?

Imagina, por exemplo, o colaborador do front-office saber todo dia o cardápio do restaurante e poder oferecer aos hóspedes no check-in? 

Certamente ele fará uma grande parcela de hóspedes deixar de sair para comer na rua para comer no restaurante. 

E isso aumenta as vendas do restaurante, certo?
E isso aumenta as vendas do Hotel, certo?

É muito mais barato um hóspede recomendar o seu Hotel do que você captar um novo cliente ... então imagina a sua camareira ajudar o hóspede com a senha do wi-fi, tirando do bolso dela o celular e olhando o aplicativo do Hotel?

Imagina o hóspede soltar alguma informação do que gosta durante o check-in, e essa informação circular rápido entre as áreas?

Esses são apenas alguns exemplos que fazem uma Comunicação Interna ser totalmente orientada a resultados. 

Resultado financeiro direto, como por exemplo, aumento nas vendas do restaurante, como também resultado financeiro indireto, com uma maior quantidade de hóspedes recomendando seu hotel para amigos. 

E quando se fala em Comunicação Interna 2.0, em 2019, é imprescindível que se pense em mobile. Afinal, qual canal de comunicação interna seria mais eficiente para impactar os colaboradores do que o celular?

Pense nisso!!

Abraços, e até a próxima! :)

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Bruno Fisbhen é Engenheiro formado pela UFRJ, mas trabalha com Turismo há quase 10 anos. É certificado Google, especialista em Vendas e Marketing / Marketing Digital, já treinou mais de 5 mil agências de turismo. Atualmente está a frente da Agência B2A, que desenvolve Aplicativos para melhorar significativamente os resultados das empresas. 

(*) Crédito das fotos: divulgação/Arquivo pessoal

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