Wanderléa Trajano: Na tela do computador todos têm o mesmo tamanho, apareça mais.


Wanderléa Trajano

 

Encontrar o destino perfeito está mais fácil do que nunca, com a evolução dos canais de distribuição de viagens e de conteúdo oferecidos por muitas plataformas mostram aos viajantes todas as informações de que precisam para encontrar o melhor hotel, melhor pacote de viagem ou melhor destino. O crescimento do chamado e-commerce, conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de informação através da Internet, reitera a importância das empresas de criarem experiências de usuários ricas em tecnologia e que se tornem envolventes.

Para se tornar referência de mercado e desejado pelos hóspedes é necessário investir em estratégias de marketing digital. Os viajantes procuram referências online para conhecer as melhores opções de hospedagem, escutam outras pessoas para entender as experiências a respeito de tudo que envolve o novo destino. A escolha pode ser definida através dessas referências e experiências. Esse internauta não está mais interessado nas informações que sua empresa diz a respeito de si mesma, portanto, dê um motivo para que as pessoas falem bem do seu hotel.

Apesar de viajar é um dos desejos mais demonstrados por várias pessoas, não existe hotel ou destino garantido como preferido. Cada vez mais as empresas de hospitalidade precisam conhecer o mundo digital, não é mais uma escolha, mesmo sendo um modelo com um pacote cheio de desafios. Por outro lado, é uma grande oportunidade de negócio e ao antecipar a essas novas experiências e conhecer a fundo o seu público alvo desenvolverá melhor campanhas on-line para obter ótimos resultados.

Muitas empresas hoteleiras estão se dando conta agora mas, por exemplo, as OTA´s estão bem avançadas nesse modelo digital, levam as marcas hoteleiras a lugares antes não “pisadas”, são vitrines para o seu negócio. Em contrapartida são caras, levando percentuais de até 20% do lucro de sua empresa. Vamos fazer um cálculo, por baixo, de como está sendo o lucro líquido do seu empreendimento: 20% comissão + impostos + folha de pagamento + tarifas públicas + insumos + mais, mais... 

Para dar início ao planejamento de mídia digital a empresa precisa ter um site arrojado, dinâmico e de fácil entendimento. Ter uma estrutura simples, clara, objetiva, clean e optar por mostrar aos internautas tudo o que deseja, uma vitrine para o seu negócio. Produzir conteúdos voltado para assuntos relevantes potencializando a relação entre sua empresa e seu público alvo, ao entregar valor e gerar uma percepção positiva, resultando em maiores oportunidades de negócio. 

Desde que surgiram no mercado, os smartphones e tablets são alvos de consumidores altamente conectados ao mundo virtual. Esse cenário instigou as empresas a otimizarem as suas plataformas e adaptarem para os dispositivos móveis. Os clientes acessam aplicativos para pesquisarem centenas de sites de viagens ao mesmo tempo. Por isso, invista em um site responsivo, ou seja, faça seu site ser adaptável a todos os formatos de tela. Uma dica: “Para avaliar se o portal carrega em uma velocidade adequada em celulares e tablets pode-se utilizar a ferramenta PageSpeed Insights.” 

A home page, página de entrada quando o usuário digita o endereço eletrônico de um site, não é a única forma de entrar no site da empresa, há outras formas, como por exemplo, Google ou um link compartilhado. 

Dentre os principais tópicos da otimização de sites, a criação de landing pages, páginas de aterrissagem, ou seja, página de destino para determinado anúncio, e-mail ou divulgação em geral, também é fundamental na estratégia de Marketing. Para otimizar os resultados sua empresa deve investir em campanhas de geração de tráfego para o seu site (Links Patrocinados, SEO, etc.). 
Uma das mais importantes métricas para entender a eficiência da comunicação do site ou de uma página específica é chamada de taxa de conversão. Seu objetivo serve para entender como está o retorno de cada investimento da sua empresa em relação às vendas, ajuda a medir os resultados de sua estratégia de Marketing Digital. Exemplo: Seu site tem cerca de 10.000 visitas e sua empresa consegue fechar 1000 pedidos de compra, isso representa 10% de taxa de conversão. Aumentando a conversão representará, portanto, acréscimo na receita da sua empresa. Esse é apenas um exemplo de como medir a taxa de conversão e pode ajudar sua empresa a direcionar melhor os esforços em Marketing Digital. 

Para otimizar estratégias de sites utilize uma excelente estratégia de SEO - Search Engine Optimization, forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google, por exemplo.

Portanto, SEO pode ajudar o site a melhorar no posicionamento para as palavras-chave do hotel e aumentar a quantidade de acessos, além de gerar também maior visibilidade para a marca e um retorno em conversões. Outro caminho é a utilização de links patrocinados, porque são mais fáceis e permitem que seus anúncios apareçam mais rápido no topo dos resultados do Google. 
Investir em palavras-chave mais específicas no AdWords, por exemplo, significa aumentar a relevância dos anúncios, pode ser infinitamente mais caro do que uma boa estratégia de SEO. Para entender melhor o que é ADWORDS, trata-se de um link patrocinado da Google e aparecem como “anúncio” em amarelo, se destacando nas primeiras posições da página em questão. Esses links aparecem de forma diferenciada dos demais ao longo da página, pois são anúncios patrocinados, ou seja, um anunciante se cadastrou no Google Adwords para fazer a publicidade de seu produto ou conteúdo.

Com o Google AdWords, você saberá quantas pessoas viram seus anúncios, acessaram seu website ou ligaram para a sua empresa. Ela é uma ferramenta para identificar seu público alvo, poderá analisar o perfil de cliente que mais se engaja com seus anúncios.  Contribuindo na utilização de palavras chaves e diversos outros pontos atingindo as pessoas interessadas ao produto ofertado. 

É possível obter um resultado satisfatório dentro das estratégias de marketing digital no segmento de hotelaria, criar campanhas e os anúncios são uma delas. Como por exemplo a ferramenta do Google AdWords.

a) Segmentar campanha para celular e ter um site responsivo:  esse modelo de site muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido e os elementos se reorganizam para mostrar os principais conteúdos em primeiro lugar; 
b) Campanhas de remarketing: essa ferramenta marca e identifica os usuários que já visitaram seu site e envia os seus anúncios com mais frequência para esse usuário. 
c) Utilizar as extensões de comentários, como por exemplo, alguns comentários positivos do TripAdvisor:  As extensões expandem seu anúncio com informações adicionais, oferecendo às pessoas mais razões para escolher a empresa. As extensões de comentários podem impulsionar em até 10% a taxa de cliques de um anúncio. 
d) Os links patrocinados são um excelente meio para o usuário encontrar a sua loja virtual:  Direcionar as campanhas de links patrocinados do hotel para pacotes e feriados mais próximos, acionar campanhas para atingir esse público e tentar converter essas visitas em leads (um lead é uma pessoa que tem, de alguma forma, interesse nos produtos ou serviços da sua empresa).  Esses links patrocinados não podem corresponder a mais de 30% do faturamento do seu e-commerce. 
e) A busca orgânica é outra fonte de tráfego que pode aumentar significativamente o faturamento, como também o tráfego direto, quando o usuário digita o endereço do site no navegador. Outras fontes de tráfego são redes sociais, e-mail marketing, comparadores de preço e rede de afiliados. Saiba que tráfego orgânico é essencial para e-commerce. Para aumentar o tráfego posso te dá como exemplo: o aplicativo GetTraffic, ele aumentará a visibilidade do seu site em ferramentas de pesquisa.
f) Redes sociais: criar plataformas de redes sociais: Facebook e Instagram. Com essas plataformas sua empresa conseguirá mostrar os seus conteúdos, campanhas, conseguir clientes e interagir com eles. Elas oferecem também relatórios com informações demográficas como idade, localização, sexo, educação, acesso à tecnologia, entre as muitas opções. Ao saber mais sobre quem visita sua página, tomará decisões estratégicas dentro e fora do ambiente do Facebook. 
g) Desenvolver uma estratégia de marketing e comercial para trazer o retorno esperado é fundamental não apenas possuir informações dos leads, precisa saber também quem eles são e utilizar essas informações ao seu favor. Crie um relacionamento com eles com o objetivo de capturar o contato dos visitantes que estão navegando no site, entender quem são, para trabalhar mais adiante em sua nutrição. 
h) Palavras Chaves do Google:  É o buscador de palavras mais utilizado, com essa ferramenta poderá posicionar melhor o site no quesito busca. As palavras-chaves utilizadas no marketing de conteúdo aproximará sua empresa ao público-alvo, acessará o blog, vira um lead e, consequentemente, um cliente. 
i) No site insira um formulário para o usuário preencher o nome, e-mail. Essa informação servirá para um futuro envio de e-mail marketing, personalizado os segmentos de clientes. Utilizar dispositivos para entender o cliente e logo adaptar o seu site a ele, automaticamente melhorará o posicionamento da sua marca além de aumentar a visibilidade. 
j) Outra ferramenta que poderá ser utilizada é o E-mail Marketing. Indico a ferramenta MailChimp, pois é gratuita para até 2 mil contatos e tem as versões pagas mais baratas do mercado, começando a cobrar a partir de 10 dólares mensais, e já disponibilizam automação, recomendação de produtos e muito mais. Além disso, é completa para os iniciantes em campanhas e atende também os mais experientes.
k) ROI (retorno total sobre investimento) mede a performance da empresa com base nas ações executadas. Ferramentas como o Google Analytics auxiliam no cálculo do ROI e ajudam a entender a performance da empresa. O cálculo de ROI é importante para feedback e a possibilidade de novos caminhos para o time de marketing. O acompanhamento dessa métrica possibilita apontar quais campanhas apresentaram os melhores resultados e converter ainda mais. 

Ter uma presença online relevante ajuda a conquistar novos clientes e facilita o encontro da empresa com o seu público-alvo, diminuindo custos e aumentando a visibilidade da marca. A presença das empresas no mundo digital é um caminho inevitável na medida do crescimento do número de usuários da internet para realizar pesquisas, acessar informações, se comunicar por redes sociais e, é claro: fazer negócios.

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* Especializada em administração de empresas em diversos mercados, incluindo hospitalidade, Wanderléa Trajano é Bacharel em Administração de Empresas, MBA em Marketing com Ênfase no Ambiente Digital (em curso), Pós-Graduação em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil e MBA em Gestão Empresarial. Ela é atualmente gerente geral do Tauá Araxá.

Contato
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* Créditos das fotos: arquivo pessoal da autora

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