Os ataques abalaram as expectativas de melhora do segmento turístico 
(foto: Pixabay/Tritiki)

Se a indústria de turismo da Turquia já estava cambaleante com a insistência de uma crise política e econômica, o cenário ficou ainda pior depois do recente atentado ao aeroporto internacional Mustafa Kemal Ataturk, em Istambul, que deixou pelo menos 42 mortos e 239 feridos na última terça-feira (28).

Os ataques abalaram as expectativas de melhora do segmento turístico e confrontaram os esforços governamentais para reparar as relações diplomáticas com a Rússia e com Israel. 

Ataques atribuídos ao Estado Islâmico em grandes cidades turcas este ano vem prejudicando uma indústria que emprega 8% da força de trabalho e que deve US $ 17 bilhões para os bancos. Dados divulgados depois dos ataques já sinalizaram uma perspectiva sombria.

A chegada de turistas ao país não somente caiu em maio, em seu 10º mês de queda, como a indústria hoteleira se mostra bastante fragilizada, especialmente com a chegada da alta temporada. O número de visitantes no destino caiu 35% em comparação com maio de 2015, após uma queda de 28% em abril. A indústria vem se preparando para um decréscimo de 35 a 40% no lucro deste ano. 

Serviço
www.mfa.gov.tr